Observatur/UEA participa de bate papo sobre planejamento e gestão do turismo

Talk Tour ocorrerá no dia 3 de junho, às 14h, no Instagram e no Facebook do Fórum de Turismo de Iguassu.

O Talk Tour “O papel dos Observatórios no Planejamento e Gestão do Turismo”, evento complementar do Festival de Turismo das Cataratas, contará com a participação da Rede do Observatório do Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA). O bate papo ocorrerá no dia 3 de junho, às 14h, no Instagram e no Facebook do Fórum de Turismo de Iguassu.

A videoconferência reunirá uma das coordenadoras do Observatur/UEA, Selma Batista, a coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, Giovanna Tavares, o coordenador do Doutorado Interinstitucional em Hotelaria Univali/UEA, Francisco dos Anjos e o estudioso do tema observatórios e Mestre em Turismo, Michel Bregolin.

O coordenador do Doutorado Interinstitucional em Hotelaria, Francisco dos Anjos, explica que a ideia é discutir os vários problemas e obstáculos sobre o planejamento e gestão do turismo e para que serve os observatórios de turismo neste momento de Pandemia. “É importante discutir essas possíveis variações regionais. E, se muda na pós-pandemia e como que está o estágio desses observatórios no Brasil. Eu parto do princípio de que como gestor público ou membro de uma governança regional de turismo preciso de informação para tomada de decisões. Então, os observatórios se colocam como protagonistas desse processo em gerar, produzir, criar e disseminar informações para a tomada de decisões desses gestores”, destacou.

Para Selma Batista, uma das coordenadoras do Observatur/UEA, participar da videoconferência é ressaltar o papel do observatório e a contribuição que a universidade pode agregar para o desenvolvimento do setor do turismo no Amazonas. “O Observatur desde abril está em andamento com a pesquisa Raio X do Turismo Frente à Covid-19, com o objetivo de apresentar no mês de agosto o Relatório Final, com os resultados do estudo”, salientou.