Polo Arte da UEA traz contribuições para ensino através de oficina com DDPM/Semed e Seduc

A oficina contou com a participação de professores da rede pública e de outros estados.

Na última quarta-feira (3), o Programa Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) contou com 112 participantes sendo professores da capital, interior e de outros estados na oficina ‘Reinventar-se: o ensino da Arte em tempos de distanciamento e as tecnologias contemporâneas’. A oficina que aconteceu on-line faz parte da formação continuada promovida eventualmente pelo programa.

Uma das coordenadoras do Polo Arte, Amanda Pinto, destaca que o intuito foi oferecer um suporte para professores de arte da rede pública de ensino, principalmente nesse período. “Nesse contexto de isolamento social, a maioria dos professores não tem essa facilidade de conhecer as plataformas possíveis para desenvolver os trabalhos pedagógicos e a oficina vinha para desenvolver esse conteúdo”, disse.

“A oficina rendeu reflexões interessantes a partir de algumas imagens que foram compartilhadas no campo da arte contemporânea brasileira. Me suscitaram a explorar mais a realidade me cerca e observar o mais simples na tentativa de criar um recorte metodológico e experimental da minha própria prática”, disse a profissional de educação da Semed, Talita Araújo.

Durante a videochamada, na plataforma GoogleMeet, foram discutidas três ferramentas de fácil disponibilidade para os professores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sendo elas: WordArt, Padlet e Podcast. Além dos recursos, a conversa destacou possíveis alternativas do que fazer com os alunos no ambiente doméstico, visto que o ensino passou a ser remoto.

“Recebemos um feedback muito bom dos participantes, trouxemos ideias do que fazer em casa podendo usar tinta, formas geométricas, outros materiais. Dessa forma, as formações trazem grandes contribuições e mostram para os professores que eles não estão sozinhos na escola, de ver que tem alguém ali se preocupando com o fazer pedagógico artístico deles”, destacou a coordenadora Amanda Pinto.

A arte-educadora da Semed, Vera Carla de Menezes, já espera conseguir realizar atividades que aprendeu na oficina ainda esse ano na área ribeirinha de Manaus. “A oficina oportunizou conhecer outro profissionais e as novas ferramentas, que com certeza usarei daqui para frente, aproveitei muito e já espero próximas. Eu sou graduada em Artes Visuais e faço especialização Mídias da Educação, tenho tido contado com algumas ferramentas inovadoras nesse processo”, completou a arte-educadora.

O evento foi ministrado pela diretora, Roseli Alves, e pela professora, Eleni Souza, do Instituto Arte na Escola de São Paulo. A realização foi do Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e a Gerência de Formação Continuada (GFC).

Sobre o programa

O Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi implementado por meio da parceria firmada entre esta Universidade e o Instituto Arte na Escola (IAE), em 2005. Visa oportunizar professores a experimentar processos estéticos e atividades práticas de propostas temáticas sobre as diferentes linguagens artísticas, além da socialização e troca de experiências pedagógicas em arte. Os resultados obtidos da parceria colaboram com a formação de alunos e procura promover ações a partir da interação entre a instituição e demais secretarias de educação.

EditalEditalEdital