Repositório Institucional da UEA reúne 2 mil produções em acesso aberto

O acervo pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica e geral através do link disponibilizado na matéria.

O Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (RI/UEA) é o primeiro do Estado a disponibilizar dois mil itens de produções científicas e acadêmicas da instituição em acesso aberto, ou seja, a comunidade em geral pode visualizar.

O espaço em ambiente digital e seguro reúne teses, dissertações, livros, artigos de periódicos, trabalho de conclusão de cursos e monografias da universidade.

Para a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA) e responsável pela coordenação do Repositório, Jeane Galves, a importância dessa vitória está totalmente relacionada ao propósito inicial da criação do ambiente onde se buscava apoiar as premissas da Ciência Aberta e mostrar o retorno dos investimentos em pesquisa para a sociedade. “Trabalhamos para ampliar o acesso à informação científica, aumentar a visibilidade dos resultados das pesquisas e da instituição e dar mais visibilidade ao pesquisador, além de conscientiza-los de que fazer o depósito traz grandes vantagens como a diminuição do plágio e aumento de citações”, completou.

Como contribuir?

Os trabalhos que contenham o nome da UEA como instituição de apoio poderão ser depositados no Repositório Institucional. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca Central por meio do e-mail: bibliotecacentral@uea.edu.br.

Sobre o Repositório

Criado em 2017, o RI/UEA é uma plataforma digital aberta e de acesso gratuito que dispõe de produções científicas e acadêmicas da UEA que podem ser consultadas em qualquer lugar, usando qualquer aparelho que esteja conectado à internet.

Pensado para além da comunidade acadêmica, a arquitetura de informações é simples e os trabalhos são organizados a partir da área de conhecimento.

Visando o aumento exponencial de itens, a organização pensa em iniciar a próxima fase de planejamento. “Pensamos na implantação e criação do Repositório de Dados de Pesquisas da UEA, um ambiente também digital e seguro que os nossos pesquisadores poderão depositar seus dados de pesquisas para preservação, consulta e reuso”, finalizou a diretora.

Para mais informações, acesse o site http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ e siga o Facebook e Instagram do SIB nos links abaixo.

EditalEditalEdital