Escola Social de Negócios da UEA firma parceria com a Universidade do Colorado

Entre as novidades desta parceria, está a realização de uma pós-graduação direcionada para egressos da UEA.

Pensada para fortalecer e potencializar as cadeias produtivas da região amazônica e garantir a sustentabilidade e a diversidade das produções por meio da ciência e da indústria, a Rainforest Social Business School – Escola Social de Negócios na Amazônia ganha novas parcerias. Uma delas é com a Universidade do Colorado Boulder que chega para agregar esforços no avanço da Bioeconomia.

Durante uma reunião virtual realizada nesta semana com a Gestão Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e os representantes da Universidade do Colorado, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou a importância dessa parceria para a execução dos projetos da Escola de Negócios ainda este ano. Na ocasião, Cleinaldo enfatizou a tradição do Colorado na área de clima, meio ambiente e direito ambiental.

“Essa parceria chega para UEA trazida pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a partir das suas iniciativas na área de meio ambiente, por meio do conselheiro Júlio Pinheiro. Essa reunião foi muito importante para agregar vários cenários e atores nessa relação. A perspectiva é que a Bioeconomia possa ser alavancada no nosso Estado com uma estratégia de desenvolvimento, surgindo de dentro da UEA com parcerias nacionais e internacionais. Outro aspecto importante é o resultado prático da união institucional do acordo de cooperação técnica entre a UEA e a Universidade do Colorado”, disse.

O reitor da UEA revela ainda que, entre as novidades desta parceria, está a realização de um curso de pós-graduação direcionado para egressos da UEA no interior do Amazonas, visando a capacitação dessa população para o desenvolvimento de projetos de novas matrizes econômicas.

“Começa a surgir um esforço de Bioeconomia que se traduz já em uma pós-graduação que a UEA deve lançar ainda esse ano. O curso já está formatado e logo após a pandemia deverá ser iniciado por meio das plataformas educacionais digitais. Está pronto, trabalhado e aprovado na Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação”, comentou Cleinaldo.

Participaram da reunião a Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UEA, Maria Paula Mourão, o Conselheiro do TCE, Júlio Pinheiro, o professor Antônio de Lima Mesquita, a coordenadora do GreenRio, Maria Beatriz Costa, assessora de Relações Internacionais da UEA, Letícia Lopes e a representante da Universidade do Colorado, Colleen Lyons.

Texto e foto: ASCOM UEA