Professora da UEA elabora artigo sobre segurança alimentar em tempos de Pandemia

Para conferir o resumo do ensaio, acesse o link anexo.

Intitulado “Segurança alimentar, agricultura familiar e abastecimento de alimentos em tempos de pandemia: ensaios para o estado do Amazonas”, o artigo desenvolvido pela professora da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA), Elane Conceição de Oliveira e da egressa do curso de economia da UEA, aluna do Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Beatriz Jean Maia, será submetido a revista Qualis/Capes.

O artigo, elaborado a partir de levantamento bibliográfico e por meio de dados de órgãos oficiais do Estado e do Brasil, tem como objetivo contribuir contribuir com as discussões sobre segurança alimentar, agricultura familiar e abastecimento de alimentos nesse momento de crise de saúde pública mundial. “Entendemos ser uma temática de extrema relevância teórica e científica para a academia e para sociedade em geral”, afirmou a professora Elane. O resumo expandido pode ser acessado pelo link abaixo.

O trabalho completo conta com a seguinte estrutura:

1- Aspectos gerais sobre segurança alimentar e agricultura familiar em tempos de pandemia;

2- Segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar: inter-relações teóricas;

3- Agricultura familiar amazonense como segurança alimentar e nutricional e abastecimento de alimentos na região:

a) agricultura de base familiar como canal para reduzir o nível de pobreza dos povos ribeirinhos e para promover o desenvolvimento local sustentável.

b) produtos agrícolas e extrativos peculiares da região Norte altamente reconhecidos no Brasil e no resto do mundo importantes para o desenvolvimento local sustentável.

c) agricultura familiar amazonense como abastecimento de alimentos na região.

4- Propostas para segurança alimentar em tempos de pandemia;

5- Considerações finais