Professor da UEA publica ensaio fotográfico sobre Religiões Populares de Parintins

Resultado do trabalho pode ser acessado através do link anexo na matéria.

O professor do Curso de História do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), Diego Omar da Silveira, publicou o ensaio fotográfico intitulado “Territórios encantados: etnografias visuais das religiões populares em Parintins – AM” em parceria com alunos egressos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo Silveira, o material foi resultado de várias pesquisas com os egressos da Ufam, Yandrei Farias, Hellon Coelho e Renan Mota. “Uma primeira sistematização desse material se deu em 2017, para uma exposição que aconteceu durante o I Simpósio Norte da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), realizado em Parintins. Algumas imagens também ilustraram os dois livros publicados pela editora UEA”, conta.

Neste momento, outra parte do material recebeu um novo tratamento, agora com texto introdutório, e está disponível na Revista Fotocronografias (Porto Alegre, UFRGS, v. 06, n. 12, 2020) no Dossiê Imagens da Religião: paisagens e territórios do sagrado.

De acordo com o professor, essa é uma nova frente de trabalho que conjuga os esforços de pesquisa do campo religioso parintinense com o talento de jovens fotógrafos que têm possibilitado o acesso de um publico mais amplo aos muitos sentidos de experiências do sagrado.

“As fotografias apresentam um duplo viés ao pluralizar os olhares sobre as tradições afrobrasileiras e religiões mediúnicas, além de desvelar outros sistemas de sentido, com estéticas próprias, contribuindo assim com o combate ao preconceito e à discriminação”, ressalta Diego Omar.

O ensaio pode ser visualizado pelo link abaixo.

EditalEdital