Alunos do CESTB/UEA analisam educação étnica racial em escolas municipais

Os resultados podem ser vistos em um vídeo produzido pelos próprios alunos do CESTB.

Para diagnosticar questões relacionadas à educação étnica racial baseada nas Leis 10.639/2003 e 11.645/08 (que tratam do tema) nas escolas municipais, alunos e professores do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) desenvolveram um projeto de extensão com questionários, oficinas e rodas de conversa para expor o assunto e ouvir as observações dos professores, gestores e coordenadores das escolas, bem como disponibilizar material levantado e sistematizado pelos bolsistas.

Os trabalhos foram iniciados nas escolas municipais Jociêdes Andrade e São Sebastião, porém todas as etapas previstas no plano foram executadas em apenas uma unidade devido à pandemia.

“A iniciativa tem como objetivo vê e relevar o atual cenário sobre a aplicação dos conhecimentos étnico racial dentro das escolas. Os resultados podem ser vistos em um vídeo produzido pelos próprios alunos do CESTB”, disse o coordenador do projeto, Jonas Dias.

Para visualizar o vídeo com o conteúdo completo do projeto basta clicar no link anexado abaixo.

Sobre a Lei

A Lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino de todas as disciplinas do currículo da educação básica, que inclui o ensino fundamental e médio. Consequentemente, essa temática aparece também no livro didático, uma vez que ele é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem.

EditalEdital