UEA e FMUSP promovem curso de capacitação docente em educação digital

O docente poderá inscrever-se no período de 16 à 20/07 com o uso exclusivo do seu e-mail institucional pelo link anexado na matéria.

Para oferecer qualidade na formação dos estudantes, principalmente neste período de Pandemia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) promove o curso de capacitação docente em Educação Digital Multi-Habilidades (EDM) baseada na Plataforma Inovalab EDM (LABORATÓRIO COGNITIVO DIGITAL), que aprimora o uso de TeleTecnologias para gerar educação exponencial, disruptiva, adaptativa, interativa e colaborativa no Ensino Superior.

O curso visa ampliar a capacidade dos participantes na aplicação de recursos digitais interativos ao associar com o método de Aprendizado Baseado em Projeto de Solução a Problemas (ABPSP), uma Metodologia Ativa Digital que acelera a aprendizagem, com estímulo a observação, reflexão, pesquisa, pensamento crítico, simulação e a capacidade de tomada de decisão como partes integrantes da metacognição dos indivíduos que engloba o controle consciente de processos cognitivos, como a memória, a atenção e a compreensão.

A capacitação de Educação Digital Multi-habilidades destina-se a docentes da área da saúde da UEA, e nesta primeira turma serão ofertadas 200 vagas. A carga horaria do curso será de 45h, através da modalidade Interativa Digital, baseada em plataforma, com 4 Webinars de 1 hora e seguindo o Modelo ABPSP.

Como participar

O docente poderá inscrever-se no período de 16 a 20/07 com o uso exclusivo do seu e-mail institucional, pelo link https://forms.gle/DaBhrHtiAAKTd6rb7

O evento síncrono será realizado via Plataforma Educacional, com Votador de Chat. Com quatro webinários de 60 minutos (23/07- abertura do curso, 03 e 07/08 intermediários e 14/08 final), no horário de 14h às 15h , sendo o restante do conteúdo baseado na plataforma Inovalab, com uso de votadores. Desta maneira o curso será desenvolvido em um formato livre e assíncrono, cabendo ao docente apenas cumprir metas semanais.

A coordenação do curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Chao Lung Wen, Médico, Professor Associado de USP com Livre Docência em Telemedicina pela FMUSP, Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, Líder do Grupo de Pesquisa USP em Telemedicina, Tecnologias Educacionais e eHealth no CNPq/MCTI, Coordenador e Responsável pelo Projeto Homem Virtual na Telemedicina FMUSP (Computação Gráfica e Impressão 3D – desde 2003), Coordenador e Responsável pelo Programa Jovem Doutor Redes (Saúde nas Escolas – Ensino Básico), Coordenador dos Projetos dos Editais PróInovalab da USP (2011 – 2014) – Laboratórios de Inovação em Educação para Graduação.

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA