Observatur/UEA participa do Encontro Anual da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo

Evento encaminhou ações de harmonização das pesquisas em âmbito nacional.

O Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA) participou do 4º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que reuniu 36 Observatórios de Turismo membros da Rede Brasileira de Observatórios (RBOT) para discutir, durante dois dias, meios de institucionalizar a Rede com o objetivo de atuarem com pesquisas planejadas e metodologias harmonizadas em âmbito nacional.

Organizado pela Coordenadora Giovana Tavares do Observatório de Turismo de Goiás, o evento ocorreu nos dias 8 e 9 de julho, das 8h30 às 18h00, via plataforma Google Meet, com apresentação de palestras abertas ao público e agenda de trabalho entre os membros.

Segundo a Coordenadora Dra. Selma Batista, no 4º Encontro da RBOT com o ingresso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPI) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ), somaram-se oito observatórios ligados a universidades e 28 ligados a organismos oficiais do turismo, no total de 36 observatórios, em território nacional.

Em abril de 2020, por sugestão do Observatur/UEA, uma pesquisa de impactos da Covid, aplicada pelo Observatório de Turismo de São Paulo foi adaptada e concretizou a primeira experiência da Rede Brasileira. “Com base nela, percebemos o quanto precisamos trabalhar de forma orgânica e solidária, com uma estrutura organizada fazendo a coisa certa para atender de forma efetiva o turismo brasileiro, frente ao novo cenário de restrições internacionais, impostas pela pandemia, entre outras demandas limitantes associadas ao ordenamento e a infraestrutura da oferta turística”, enfatizou a professora Selma Batista.

Sobre o evento

A programação contou com apresentação dos 36 observatórios; reuniões com encaminhamentos dos seis grupos de trabalho com os temas Formalização e Criação conjunta de um dispositivo legal para a RBOT, Planejamento estratégico para pesquisas em rede 2020/2021, harmonização de metodologias na pesquisa, captação de recursos e parcerias com o Ministério do Turismo, redes sociais e publicação de resultados coletivos, criação de revista eletrônica da RBOT.