Com o propósito de fomentar o exercício das Ciências Exatas a futuros universitários, os graduandos do curso de Engenharia Química da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Lorena Brandão, Lucas Trindade e Yago Moreira, ofertaram workshop online aos alunos de Ensino Médio do Colégio Dom Bosco Manaus.
O evento faz parte do projeto Científica Mente, coordenado pelo professor da UEA, Doutor Sergio Duvoisin Junior, é vinculado ao Programa Institucional de Extensão (PROGEX/UEA) e aconteceu no período de 9 e 23 de julho, através da plataforma Google Meet.
O graduando da UEA, Lucas Trindade, afirma que os resultados do projeto ultrapassaram as expectativas. “Achamos necessário fomentar o exercício das Ciências Exatas por ser uma área que muitas vezes é vista como extremamente difícil pela maioria dos alunos de Ensino Médio, por isso quisemos mostrar a parte atrativa da área, através de experimentos que são bastante visuais para estimulá-los”, disse o universitário.
Durante o workshop, os universitários da UEA proporcionaram aos estudantes a demonstração prática de diferentes tópicos da área de Ciências Exatas para despertar o interesse na área, colocando-a como uma opção para escolha do Ensino Superior. Os alunos do Colégio Dom Bosco realizaram em suas casas o experimento de cromatografia em papel, além de conhecerem a Engenharia Química sob a perspectiva do coordenador do curso na Escola de Superior de Tecnologia (EST/UEA), professor Clairon Pinheiro.
Para a estudante do 3ª ano do Colégio Dom Bosco, Cibely Castro, o evento rendeu bons resultados. “Foi fantástico e aprendi muito com o projeto. Além de uma apresentação descontraída, foi muito objetivo e interessante, agradeço à equipe envolvida pela oportunidade”, comentou Cibely.
Para saber mais sobre o projeto Científica Mente, acesse o link abaixo.
Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA