TV Lepete gera diálogos sobre sabedorias ancestrais afrodescendentes

Evento acontece no dia 27 de julho, às 18h, por meio da plataforma Zoom.

Promover diálogos nos espaços científicos com outras formas de produção de conhecimento é o objetivo do projeto Círculos Transculturais do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Trandisciplinares em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (Lepete/UEA), que realizará a conversa Sabedorias Ancestrais Afrodescendentes no dia 27 de julho, às 18h, por meio da plataforma Zoom.

De natureza transcultural, o programa busca uma aliança entre a ciência e os saberes das tradições. Serão abordados no decorrer da programação assuntos como zen budismo, transdisciplinaridade, sabedorias ancestrais afrodescendentes, ameríndias, além de arte, poesia, cinema e música.

“Penso que a pandemia modificou nossas relações com o mundo e as pessoas, afetando nossas subjetividades, nossos modos de viver e de estar no mundo. Trouxe muito sofrimento, angustia e estresse emocional para muitas pessoas. O programa surge como uma potência capaz de levar amor, esperança e ternura à sociedade”, afirmou a coordenadora do Lepete, professora Eglê Wanzeler.

A coordenadora salienta ainda o quão importante é promover debates como esse, tanto pelo combate ao preconceito, racismo e fundamentalismo religioso que atinge violentamente as religiões de matriz africana, quanto pela necessidade de a Universidade se posicionar contra esses processos. “Isso só é possível levando o conhecimento as pessoas e valorizando as culturas de um povo que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da cultura do Brasil”, destaca a professora Eglê.

O evento acontecerá por meio da plataforma Zoom, mas será transmitido ao vivo pelo canal da TV Lepete no YouTube, disponível no link abaixo, e no Facebook e Instagram do Lepete.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA

EditalEdital