Professores da UEA produzem Nota sobre Esforços da Ciência de Dados no Combate a Covid-19

Material foi produzido por professores e pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes e do Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes.

Bases de dados, competições, recursos computacionais, além de uma série de estímulos estão reunidos na Nota Técnica “Esforços da Ciência de Dados no Combate a COVID-19 – Recursos, Chamados à Ação e Desafios”. O material, produzido por professores e pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes e do Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o intuito de auxiliar as áreas da saúde e apontar possíveis direcionamentos que possam ajudar no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

O chamamento das notas técnicas ocorreu por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômica, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A Nota Técnica foi elaborada pelos professores Drs. Elloá Guedes, Carlos Maurício Figueiredo e Tiago de Melo, da Escola Superior de Tecnologia (EST), vinculados aos cursos de Computação, e reúne bases de dados, competições, recursos computacionais disponíveis, dentre outros, em iniciativas de âmbito nacional e global. Além de contemplar ressalvas sobre desafios e limitações de soluções nesse perfil a partir de relatos na literatura e posicionamentos de comunidades científicas.

A professora Dr. Elloá Guedes afirma que a nota sintetiza como a área da Ciência de Dados pode ser uma aliada no combate à atual pandemia. “A produção desta nota técnica é um dos resultados do Projeto PPP 04/2017 desenvolvido com recursos financeiros providos pela FAPEAM/CNPq. Pensamos em estimular estudantes, entusiastas, técnicos, docentes e pesquisadores a utilizar o corpo de conhecimento da Ciência de Dados para colaborar no entendimento da pandemia que está em curso”, explicou.

Confira a Nota abaixo revisada por pareceristas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC):

Texto: Ascom/UEA

EditalEdital