Tranquilidade marca o retorno das atividades acadêmicas da UEA

De forma não presencial, as aulas iniciaram na capital e no interior nesta segunda-feira (3), por meio das tecnologias digitais educacionais.

O retorno das atividades acadêmicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nesta segunda-feira (3), foi marcado pela tranquilidade e compromisso da comunidade em se adequar à nova forma de ensino e aprendizado por meio das tecnologias digitais educacionais. Pela primeira vez, o semestre da UEA iniciou totalmente de forma não presencial, obedecendo a todas as normativas governamentais e municipais vigentes de segurança, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Nas cinco unidades da UEA na capital, as transmissões dos conteúdos pedagógicos ocorreram dentro da normalidade, seguindo a programação do Plano de Retomada segura das atividades acadêmica e administrativa. A direção, coordenação, corpo docente e demais servidores e servidoras, acompanharam as primeiras ações virtuais e orientaram alunos por meio de aplicativo de mensagem e email, sobre os procedimentos corretos para visualização dos materiais disponíveis nas plataformas digitais.

O mesmo clima foi sentido nos Centros e Núcleos da UEA no interior. Apesar das particularidades de cada região, principalmente em relação à internet, as coordenações dos cursos também não registraram nenhum contratempo neste primeiro dia de aula virtual.

É o caso das unidades dos municípios de Presidente Figueiredo, Manicoré e Manacapuru, onde os alunos dos cursos de Letras, Agrimensura e Mineração, Matemática, Física e Pedagogia de Campo (novo na grade da UEA) receberam orientações e os conteúdos pedagógicos pelo aplicativo Whatsapp, sem qualquer interrupção.

Os conteúdos do Núcleo de Manicoré também foram transmitidos normalmente, assim como os materiais dos cursos Ciências Biológicas e Letras do Centro de Tefé. Em Novo Aripuanã, as aulas do curso de Mineração terão início nesta terça-feira (4), e em seguida as do curso de Agroecologia na quinta-feira (6).

Vale destacar que, em caso de dificuldade para acessar os conteúdos pedagógicos, o aluno deverá comunicar a situação aos coordenadores de qualidade e gerentes dos Centros e Núcleos para que a Pró-Reitoria de Interiorização (Proint/UEA) seja acionada e solucione o problema no menor tempo possível.

Texto: ASCOM UEA

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA