“Precisamos utilizar inteligência e conhecimento gerados na UEA”, diz Alessandra Campêlo

Parlamentar conheceu a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e conversou com o reitor da instituição, Cleinaldo Costa, sobre ações da UEA.

A vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Alessandra Campêlo (MDB), visitou nesta terça-feira, (18), a Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), acompanhada do reitor da universidade, Cleinaldo Costa, e reiterou que a instituição precisa ser compreendida como “braço do Estado do Amazonas”.

“A UEA é financiada pelo povo esse investimento precisa voltar para o povo. E ele pode voltar a partir do momento em que o Estado entende que a UEA é o melhor parceiro para desenvolvermos várias áreas. Então, a UEA pode ajudar e muito em relação a gestão da saúde no Estado. Vamos trabalhar para que essa parceria ocorra. Da Susam em especial com a UEA. Como o Hospital das Clínicas, que é uma vontade do Governador Wilson Lima. É um projeto que precisa ser retomado”, explicou.

De acordo com o reitor, Cleinaldo Costa, é um momento importante que os parlamentares conheçam as ações que a UEA desenvolve na capital e no interior do Estado. “As novas tecnologias que a UEA incorporou e a oportunidade que a UEA tem em trabalhar junto ao Governo do Estado a favor da população do Amazonas, seja fortalecendo a educação, que é o próprio papel da UEA, seja oferecendo serviço à população em parceria com a Susam, órgãos e entidades de governo no interior”, explicou.

A deputada destacou que ficou surpresa com a evolução da UEA, apesar dos cenários econômico e político dos últimos anos no Amazonas e no Brasil e que vai lutar pelo desenvolvimento da UEA no interior. “Fiquei preocupada com a mudança dos cursos para as sedes da UEA no interior. Algo que hoje não é possível por conta do orçamento da instituição. É algo que eu e os colegas deputados, principalmente os membros da Comissão de Assuntos Econômicos, vamos estudar de que forma podemos otimizar o orçamento do Estado para garantir recursos. Uma delas, buscar apoio junto a Bancada Federal. Vamos tentar articular isso”, finalizou.

Plenária

Durante a plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a deputada cobrou da empresa de telefonia móvel Claro a liberação dos chips que serão entregues pela UEA aos alunos em situação de vulnerabilidade do interior. A medida consta no Edital de Distribuição de Pacote de Dados aos Alunos Vulneráveis da UEA para auxiliar no acompanhamento das aulas da universidade que retornou no último dia 3 de agosto.

Texto:Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Joelma Sanmelo/Ascom UEA