Reitor destaca ações da UEA na Covid durante Green Rio Webinar

Ainda durante a videoconferência, destacou-se a data para iniciar a seleção da primeira turma de pós-graduação da Rainforest Social Business School

Com o tema “Bioeconomia e o Amazonas que você não conhece”, ocorreu nesta terça-feira (11) o Green Rio Webinar, organizado pela Rainforest Business School. A videoconferência destacou as iniciativas e desafios do Amazonas desde a capilaridade da UEA (a maior universidade multicampi do País), passando pelo mapeamento de mestres e doutores no Amazonas, até a formatação da Rainforest Social Business School (Escola de Negócios Sustentáveis na Amazônia).

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, elencou as ações da UEA no combate à COVID-19, além das perspectivas de curto e médio prazos que a Rainforest Social Business School (Escola de Negócios Sustentáveis na Amazônia) traz para o Amazonas. A Escola é fruto da parceria entre a UEA, a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedecti) e recebeu emenda parlamentar da Dep Terezinha Ruiz (PSDB). Estão sendo assinados Termos de Parceira com como a Universidade do Colorado Boulder, nos EUA; a aproximação com a Universidade Soka, sediada em Tóquio no Japão.

“A parceria nos trouxe a oportunidade de pensarmos na perspectiva de ter, em nível local, uma Escola de Negócios Sustentáveis na Amazônia. É um momento único e para que possamos levar pós-graduação aos nossos 60 mil egressos, desses 19 anos de UEA, uma população ávida por conhecimento. Além disso, incentivar e subsidiar o empreendedorismo e criação de negócios inovadores nos município amazonenses. A UEA assumiu o compromisso de iniciar em outubro próximo, a primeira turma de pós-graduação da Rainforest Social Business School. Vou ter muito orgulho de participar como aluno dessa primeira turma e de colher os frutos dessa experiência tão sonhada”, salientou.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Ciência e Tecnologia (SEPLANCTI/AM), destacou a importância da ocupação de mestres e doutores nas unidades de educação superior localizadas no Amazonas, o que possibilita a internalização da ciência e tecnologia. “É papel fundamental reconhecer a importância desses educadores que, mesmo durante a pandemia, permaneceram nas sedes dos municípios, ajudando as prefeituras, comunidades e populações indígenas, respeitando as tradições, a natureza e a conservação do meio ambiente”, ressaltou.

Tatiana ainda reiterou a necessidade de investimentos para potencializar projetos sociais que incentivem a economia das populações que vivem no interior do Amazonas.

Participaram ainda do webinar, a representante do IEA/USP Maritta Koch-Weser e a moderadora e representante do Green Rio Maria Beatriz Martins da Costa.

EditalEditalEdital