MEC divulga Edital para avaliação dos livros didáticos do ensino médio

As candidaturas são realizadas online por meio do Simec.

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está selecionando professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica, interessados em participar da avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. O prazo da candidatura termina no dia 31 de outubro.

O Edital de Chamada Pública tem por objetivo selecionar profissionais para compor equipes responsáveis pela avaliação pedagógica de obras didáticas, literárias e de recursos digitais destinados aos estudantes, professores e gestores das escolas do ensino médio.

Como participar?

Os candidatos devem preencher o cadastro eletrônico do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), Módulo Livros, disponível nos links anexados. Nele deve informar os dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional, especialidade e área de conhecimento.

Os selecionados serão selecionados por meio de convite no Simec. As remunerações pela execução das atividades serão efetuadas via Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).

Os candidatos selecionados para o PNLD 2021 poderão ter sua participação suspensa de chamadas públicas futuras, pelo prazo de dois anos, caso desistam de participar do processo de avaliação, após a sua abertura, exceto se comprovada a ocorrência de caso fortuito ou força maior.

Sobre o PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas. A execução do PNLD é realizada de forma alternada. São atendidos, em ciclos diferentes, educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º); anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º); e ensino médio.

Para mais informações acesse o edital nos links abaixo. Dúvidas sobre o cadastramento no Banco de Avaliadores podem ser atendidas pelo e-mail: avaliadores.seb@mec.gov.br.

EditalEdital