Relato de aluna da UEA ganha destaque em documentário internacional

Além da Reserva Extrativista, no vídeo a aluna fala ainda da oportunidade de cursar o ensino superior na própria comunidade sem precisar se deslocar para a capital.

O relato feita pela estudante Quilvilene da Cunha, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre a vida dos moradores de uma comunidade localizada em uma Reserva Extrativista, em Carauari, no Amazonas, ganhou destaque em documentário internacional. No vídeo, a aluna enfatiza o compromisso com a preservação da floresta amazônica, com as gerações vindouras e da oportunidade de cursar o ensino superior na própria reserva sem precisar se deslocar para capital.

No depoimento, Quilvilene fala ainda sobre o dia a dia dos moradores que, com determinação, conseguiram transformar para melhor o cotidiano de uma pequena comunidade, que antes sofria com a escassez de serviços básicos, como por exemplo, energia elétrica e educação. Entre os destaques feitos pela aluna estão as dificuldades e também as superações de um povo que soube se reinventar para garantir o sustento de pouco mais de 400 famílias, apenas com recursos naturais vindo da floresta e da extração de óleos vegetais.

“A principal conquista foi a criação da Reserva Extrativista que garantiu o nosso direito a terra. O povo da floresta precisa se unir e lutar pelas coisas que nós mesmos queremos. Outra conquista é ter uma universidade sem ter que ir embora para a cidade e concorrer com as pessoas de lá que tem uma realidade totalmente diferente da nossa. Nós vivemos e somos da floresta. Nós dependemos mais da floresta do que ela da gente. Quando lembrarem da floresta, precisam lembrar da gente de moramos aqui e cuidamos dela”, comentou.

Assista o vídeo na integra no link abaixo.

EditalEdital