Professoras da UEA escrevem ebook sobre Enfermagem Gerontológica

Livro é gratuito e está disponível no link anexado na matéria.

Cinco professoras da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) foram convidas a contribuir no e-book “Enfermagem Gerontológica no cuidado ao idoso em tempos de Covid-19”.

O Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) convidou as professoras Cleisiane Diniz, Cássia Souza, Fernanda Castro, Maria de Nazaré Ribeiro e Vanusa do Nascimento para contribuir com o e-book. “Disseminar as informações aos profissionais é reafirmar o fato da educação ainda ser a melhor arma de defesa contra os males da sociedade, promovendo mais saúde e vida, que é a missão de todo profissional de saúde”, disse a professora da ESA/UEA e uma das autoras do capítulo 8 do livro, Maria de Nazaré Ribeiro.

Sobre o ebook

O ebook é constituído de 12 capítulos sobre medidas de prevenção, controle de infecção e tratamento por coronavírus e as possibilidades e desafios para os profissionais de enfermagem que cuidam de idosos em centros de convivência e ILPI, idosos privados de liberdade, idosos ribeirinhos, idosos moradores de rua, idosos indígenas, idosos em ambiente crítico de cuidados, entre outros.

Também faz referência ao acolhimento como estratégia de cuidado ao profissional de saúde com risco de sofrimento e estresse no trabalho durante a Pandemia da Covid-19, aos profissionais de saúde com equipe reduzida por contaminação, óbitos, ou grupo de risco e aos idosos fragilizados pelo distanciamento social