UEA elabora Manual de Atendimento de Pacientes Suspeitos e Confirmados por Coronavírus

Manual tem etapas para os profissionais de saúde durante a abordagem na atenção primária, secundária e terciária

Auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão e enfretamento da pandemia do Coronavírus. Este é o objetivo do “Manual de Atendimento e Manejo de Pacientes Suspeitos e Confirmados de Doença por Coronavírus” elaborado por profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, além da contribuição da Gestão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Inicialmente, os processos foram organizados em forma de fluxograma para que as informações fossem de fácil observação e decisão aos que estivessem à frente de um paciente suspeito ou portador de Coronavírus. “Esse manual teve o apoio dos profissionais das Secretarias de Saúde do Município e do Estado (Semsa e Susam). Foi multidisciplinar, então tem participação de enfermeiro, médico, fisioterapeuta e o pessoal da gestão da universidade que ajudou na diagramação e na postagem no ISBN”, explicou a professora Doutora em Enfermagem da UEA, Gisele Torrente.

Gisele explica que o manual tem etapas para os profissionais de saúde durante a abordagem na atenção primária, secundária e terciária. “Para atenção primária, estabelecemos um fluxograma do paciente sintomático, assintomático, definição dos casos suspeitos, casos confirmados para deixar tudo muito claro ao profissional e que ele soubesse qual a melhor decisão a ser tomada. Já na atenção terciária, que é de alta complexidade para pacientes na UTI, pontuamos as afecções respiratórias, visto que é a principal causa de mortalidade evidenciada na literatura. Então, estabelecemos as informações sobre a interpretação dos dados e alterações da dinâmica respiratória do paciente, as alternativas de avaliação e as propostas de cuidado abrangendo desde a terapia medicamentosa até o acesso à via aérea definitiva, que seria a instalação da ventilação mecânica e os cuidados de acompanhamento pós-instalação”, destacou.

O manual contou ainda com a participação do acadêmico do Curso de Enfermagem da UEA, Thiago Queiroz de Souza e dos profissionais: Dayana Priscila Mejia de Sousa, Cláudio Nogueira do Nascimento, José Alenxandre Pires de Almeida, Keny Maduro da Silva, Lindinaldo Gomes dos Santos, Marcos Vinicius Costa Fernandes, Nayara de Oliveira Maksoud, Neylane Macêdo Gonçalves, Pietro Pinheiro Alves, Tayciara Maia Costa.

Confira o manual abaixo:

EditalEdital