Reitor da UEA participa de Websimpósio do TCE com autoridades nacionais e internacionais

O evento foi transmitido pelas redes sociais da Corte de Contas em espanhol, inglês e na linguagem de libras.

Os “Desafios da Sustentabilidade pós-pandemia: Reflexos na Agenda Global da ODS”, foram discutidos na manhã desta sexta-feira (5), pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa e por autoridades nacionais e internacionais que participaram do Websimpósio promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A mediação ficou a cargo do conselheiro Júlio Pinheiro.

Direito Constitucional à Cidade Sustentável: Agenda Positiva; Pandemia e Crise Ambiental: lições possíveis e a construção de infraestruturas resilientes foram os primeiros temas discutidos. O evento foi aberto pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, com transmissão ao vivo pelo portal do TCE e pelas redes sociais da Corte de Contas (Facebook e Youtube) com transmissão simultânea em espanhol, inglês e na linguagem de libras.

Além desses assuntos, foram abordados temas relacionados a importância da Telemedicina para o aperfeiçoamento da relação médica na atenção básica. Na oportunidade, Cleinaldo Costa, destacou que esse debate revela o apoio da inteligência artificial para uma relação cientificamente mais humana na saúde.

“Nós estamos de acordo com esse cenário e informo que aqui na região fazemos Telemedicina há 15 anos. Essa Telemedicina está vinculada a um grande programa do Ministério da Saúde que tem exatamente como foco apoiar a atenção primária. Esse é o papel da Telemedicina aqui na região amazônica que, neste momento, cobre os 61 municípios do Amazonas”, disse o reitor.

Já o conselheiro-presidente do TCE, Mario de Mello, afirmou que a saúde do ecossistema influencia na vida dos indivíduos, no desenvolvimento e nos gastos públicos. “Preservando o meio ambiente, se previne doenças, melhora a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, também melhora as contas públicas”.

Outra questão abordada pelo reitor foi o fortalecimento das ODS nas agendas das escolas e das universidades para o desenvolvimento sustentável.

“Fico muito feliz de ver essa integração neste cenário importante para os municípios, da presença dos Tribunais de Contas no sentido de focar junto com as prefeituras e com as universidades em um trabalho de aderência aos objetivos da sustentabilidade”, concluiu.

Participaram também do evento o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin; o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga; o senador Eduardo Braga; o conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Elton Carvalho Leme; o consultor jurídico e conferencista, Jorge Ulisses Jacoby; o professor da Universidade do Rio Grande do Sul, Juarez Freitas; a juíza e conselheira do TC de Portugal, Helena Abreu Lopes; o professor do Instituto de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Gildo Espada; o representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Tassilo Von Droste; a secretária executiva do Fórum Global dos Governadores para Climas e Florestas – Estados Unidos, Colleen Scanlan Lyons.

EditalEdital