Projeto de extensão da UEA estreia montagem cênica

Será apresentado no Canal Nupramta, no YouTube.

O Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA), projeto de extensão vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estreia nesta sexta-feira (5/06), às 21h, a obra Vela no canal no Youtube.

Idealizado e coordenado pela professora do curso de teatro da UEA, Vanja Poty, o NUPRAMTA é resultado da pesquisa de doutorado em artes da cena na Unicamp. “Este núcleo de pesquisa visa oferecer aos artistas manauaras a possibilidade de vivenciar caminhos de experimentação em seus treinamentos por meio de técnicas diversas de meditação e yoga. O NUPRAMTA está em atividade há cinco anos em Manaus. Começamos realizando uma série de trabalhos dentro da universidade, e com o tempo, fomos saindo aos poucos, propondo práticas de ação interventiva e de performance na cidade”, explica Poty.

No entanto, mesmo que as condições para criar e estar juntos não sejam as mesmas, os nupramters, como são chamados internamente, decidiram criar um experimento cênico a partir dos desassossegos pessoais e coletivos sobre o que estão vivendo nestes tempos de pandemia.

“Fomos pegos de surpresa, nossa agenda já estava fechada e nossos encontros estavam prestes a acontecer, aí veio a pandemia e mudou tudo. Queríamos continuar criando e estando juntos, então veio a ideia de criar a Vela, no formato pensado para o meio digital. Ainda estamos tentando entender este novo normal e habituando nossas criações para isso, Vela é na verdade um exercício artístico nosso, de continuar criando e tentando estar juntos, mesmo que distantes”, revela Ítalo Rui, um dos integrantes.

Coletivo

O núcleo de pesquisa, além de ser aberto à população, ainda conta com um coletivo fixo de artistas da cidade, são eles Thaís Vasconcelos, Lu Maya e Victor Kaleb, que também assinam a criação deste trabalho.

Vela estreia no canal Nupramta, no Youtube, às 21h desta sexta-feira (5/06), e no domingo, (7/06), às 18hs os artistas farão um bate papo com o público sobre a criação do trabalho na plataforma Googlemeet. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

Ficha Técnica:

Atuação: Ítalo Rui, Lu Maya, Thais Vasconcelos, Vanja Poty e Victor Kaleb