NEPA/UEA tem projeto aprovado pela União Astronômica Internacional

Atualmente, o grupo é formado por 15 alunas bolsistas em 16 projetos - 14 de Extensão Universitária e 02 no âmbito da Iniciação Científica em Astronomia.

Em meio a pandemia, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas (NEPA/UEA) conquistou a aprovação de mais um projeto internacional financiado pela a União Astronômica Internacional (IAU). Intitulado “Covid-19 in Amazonas: Astronomy strikes back!” (Covid-19 no Amazonas: A Astronomia contra-ataca!)”, o projeto vem com uma proposta de construção educacional, inclusão sociocultural e uma reflexão sobre a edificação de um novo cenário mundial com ações de enfrentamento a doença.

De todas as propostas submetidas por astrônomos de várias partes do mundo, a do NEPA ficou entre as melhores, razão pela qual foi concedido o financiamento. Em seu escopo, a UEA por meio do NEPA tem como missão levar conteúdo de Astronomia para os demais países lusófonos, anglo-saxônicos e Japão.

A coordenação do NEPA destaca que, a execução do projeto é, sobretudo, uma mensagem de otimismo e esperança ao mundo, em especial, ao Amazonas que tem sofrido muito com a COVID-19.

“Até o momento, os profissionais da saúde assumiram a frente das ações, porém, precisamos garantir para aqueles que estão em suas residências o direito à Educação de Qualidade e à saúde mental – haja vista que o número de pessoas em depressão aumentou durante o isolamento social. A aprovação deste projeto é uma oportunidade de mantermos os jovens conectados à Ciência e Tecnologia. Igualmente, é o momento de fazermos Ciência através da troca de experiência com os jovens de outros países e culturas”, ressaltou o coordenador Nélio Sasaki.

O coordenador salienta ainda que tudo isso só foi possível devido à infraestrutura que a UEA forneceu ao NEPA. Atualmente o grupo é formado por 15 alunas bolsistas em 16 projetos – 14 de Extensão Universitária e 02 no âmbito da Iniciação Científica em Astronomia. A presença da tríade Pesquisa-Ensino-Extensão confere aos projetos do NEPA a abordagem técnico-científica, além de penetração em questões socioculturais. Nélio enfatiza que a aluna bolsista, Ilcleane Rocha, está a concorrendo ao renomado prémio Patrícia Tomkins.

“Avalio como primordial o diálogo que a UEA mantém com o povo amazonense. Através da produção de materiais que serão disponibilizados em plataformas digitais – alunos, professores e muitas famílias terão acesso a conteúdo de qualidade – produzidos e revisados por profissional da área. Todas as mulheres do NEPA estão desenvolvendo trabalhos maravilhosos no sentido de contribuir positivamente na luta contra a covid-19”, pontuou Sasaki.

Sobre o NEPA

O NEPA é um grupo de pesquisa formado por mulheres que tem como objetivo apresentar projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável propostos pela UNESCO/ONU/IAU. O grupo defende ainda, a importância da participação do público feminino na Ciência, em particular, na Astronomia.

Projetos do NEPA 2020: 1. Astrobiologia (bolsista Jamylle Souza Figueiredo), 2. Astrofilosofia (bolsista Marcelle Pereira dos Santos), 3. Astrofísica (bolsista Nilcyara da Silva Silva), 4. Astrogeologia e Astrogeografia (bolsista Ana Karolina Teixeira das Chagas), 5. Astrohistória (bolsista Jordana Marques Barros) 6. Astrolinguagem (bolsista Elisa Bentes Passos), 7. Astromatemática (bolsista Thais Farias Carneiro), 8. Astromusicalidade (bolsista Nátaly Dias), 9. Astronomia Afro-brasileira (bolsista Silvia Ferreira de Souza), 10. Astronomia Indígena (bolsista Jeth Simone Fonseca Correa), 11. Astronomia em LIBRAS (bolsista *Natália dos Santos de Andrade), 12. Astropedagogia (bolsista *Beatriz da Silva Siqueira), 13. Astroquímica (bolsista Kedma Gaia de Sá), 14. Empoderamento Feminino na Astronomia e Astronáutica (bolsista Amanda Tavares Rodrigues).

São 14 projetos pelo edital 052 e bolsas PROEX; 02 projetos da Iniciação Científica em Astronomia, a saber: 01. Astrobiologia (bolsista PBCIT/UEA Ilcleane de Souza Rocha) e 02. Astrofísica (voluntária Nilcyara da Silva Silva).