Guia de Finanças Pessoais no contexto da Pandemia é criado por alunos e professores da UEA

Confira dicas e o Guia completo na matéria.

Ter cautela ao assumir novas dívidas, redistribuir prioridades de gastos e investimentos são algumas dicas que constam no guia “Finanças Pessoas no Contexto de Pandemia: repensando nossos hábitos”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A proposta surgiu dos professores Juliano Kruger, Nyalle Matos e Elisângela Leitão, com a contribuição dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da instituição, para ajudar a população a refletir sobre os impactos da pandemia do Coronavírus nas finanças pessoais.

“O Amazonas é um dos estados brasileiros mais afetados pela Covid-19. Espera-se com este guia contribuir para que a comunidade UEA e cidadãos amazonenses encontrem nas finanças pessoais uma aliada para superar a crise recente”, salientou a professora da UEA e organizadora do Guia, Elisângela Leitão. Para a também organizadora do Guia e professora da UEA, Nyalle Barbosa Matos, o papel do profissional de contabilidade é fornecer informações úteis e relevantes para a tomada de decisões. “Diante dessa crise, gostaríamos de ajudar a população a melhorar seu planejamento financeiro e auxiliá-los na superação, estimulando-os ao consumo planejado e consciente”, destacou

O guia “Finanças Pessoais no contexto de pandemia: repensando nossos hábitos” ressalta a necessidade da população em organizar as finanças pessoais durante o contexto de crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. No guia são apresentados tópicos e dicas pautados nos conceitos de planejamento e finanças pessoais que levam o leitor a repensar atitudes. “Numa análise geral percebe-se que o cenário econômico mundial está mudando e os índices de crescimento estão desacelerando. Projeções otimistas de ganho de renda, hoje se encontram cercadas de incertezas. Tais atitudes fazem a diferença na hora de manter o equilíbrio e a disponibilidade de recursos para enfrentar melhor os riscos financeiros que a crise nos imputou”, explicou o também organizador do Guia e professor da UEA, Juliano Kruger.

Confira o Guia completo no link abaixo:

A Assessoria de Comunicação da UEA solicitou para a professora Elisângela Leitão sete dicas para quem teve cortes de ganhos durante a Pandemia, confira:

1) Repensar um novo Planejamento Estruturado, consonante com a nova realidade financeira;

2) Controlar e cortar gastos desnecessários;

3) Investir em educação e equilíbrio financeiro;

4) Definir novos objetivos e metas no curto prazo;

5) Evitar adquirir novas dívidas sem planejamento;

6) Ter cautela e evitar cair em golpes e fraudes financeiras;

7) Buscar informações sobre os saques de Auxílio Emergencial e FGTS.

EditalEdital