Resultados de pesquisa sobre violência letal da UEA viram e-book

Pesquisa é fruto de parceria entre pesquisadoras da UEA, UFRN e Ufam.

Os resultados da pesquisa intitulada “Homicídios Intrafamiliares Julgados no Estado do Amazonas nos anos de 2010 a 2015” foram publicados em dois volumes de e-book.

A proposta dos livros é levantar uma reflexão sobre a violência seguida de morte e conta com a participação da pesquisadora e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dra. Izaura Rodrigues.

A pesquisa é resultado de parceria entre as pesquisadoras dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Segundo a professora Izaura Rodrigues, a violência intrafamiliar é uma violência que tende a ser invisibilizada, pois ocorre geralmente no espaço doméstico, só chegamos a ter conhecimento quando se manifesta de modo extremo. “Essa pesquisa contribui com todos nós, enquanto comunidade acadêmica e a sociedade em geral, para que tenhamos um olhar mais refinado sobre as relações sociais”, explicou.

As publicações foram organizadas pelas professoras Doutoras Carla Montefusco, da UFRN, Izaura Rodrigues Nascimento, da UEA e Lucilene Ferreira de Melo, da UFAM.

Sobre os volumes

Os volumes tratam sobre a violência intrafamiliar contra mulheres, crianças, idosos e LGBT’s a partir de diversos lugares e olhares ao mesmo tempo em que refletem sobre estratégias de prevenção e enfrentamento à problemática, incluindo reflexões sobre a revitimização e o encarceramento. O primeiro volume tem como título “Violência, Vulnerabilidade e Violação de Direitos” e o segundo é intitulado como “Violência: epistemologia, práticas e possibilidades de intervenção”.

As publicações encontram-se disponíveis nos seguintes links abaixo.

EditalEdital