Vídeo sobre história e cultura de Tabatinga é produzido por aluna e professor da UEA

Trata-se de projeto intitulado "Conscientização da comunidade escolar da rede municipal de ensino sobre história e cultura de Tabatinga".

Com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a história e cultura do município de Tabatinga, localizado a 1.106 quilômetros de Manaus, aluna e professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA) desenvolveram mais um vídeo, como resultado de um projeto de extensão para auxiliar e capacitar docentes e discentes de instituições de ensino municipal no processo de aprendizado sobre a região. A ação contou com o apoio do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (NESAM) e a Prefeitura Municipal de Tabatinga por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O vídeo tem o objetivo de agregar conhecimento sobre a realidade local, munindo-os de instrumentos para intervenção em meios sociais e educativos, de forma a contribuir com as diretrizes e objetivos da Lei Orgânica Municipal, do Plano Diretor e da Política Municipal de Meio Ambiente. O trabalho teve como base as descrições e iconografias de Tabatinga presentes em obras de viajantes ou militares que visitaram o local durante o século XIX e primeira metade do século XX.

“Foram selecionadas três escolas da rede municipal de ensino para participação do projeto, porém, devido a pandemia, a exposição em banners e palestras foram substituídas pela produção de vídeo com os resultados alcançados”, disse o coordenador do projeto, professor Dr. Jonas Dias de Souza.

O vídeo pode ser visualizado no link anexado abaixo.

EditalEdital