Cesp/UEA realiza colação de grau de mais de 100 alunos

Devido à pandemia, solenidade acontece de forma individual, respeitando as medidas de segurança.

O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA) iniciou nesta terça-feira (01) a sequência de colações de grau para mais de 100 alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Física e História.

A solenidade acontece nestes quatro primeiros dias do mês e atenderá ao protocolo de retorno das atividades administrativas da Universidade, portanto, não são permitidas aglomerações, o formando entra sem acompanhantes, paraninfos ou fotógrafos. Coordenadores e professores dos oito Cursos de Licenciatura estão distribuídos em 10 salas do CESP para a realização da cerimônia, que será individual, com duração de cinco minutos.

A Pró-Reitora de Interiorização da UEA, Dra. Samara Menezes frisa sobre as modificações nos costumes que o atual cenário de pandemia exige. “A UEA tem buscado se adaptar a uma realidade a qual não estávamos preparados para enfrentar. Os conceitos e a práticas mudaram, hoje vivemos numa era virtual, e isso também está sendo implantando nas formaturas. É um momento importante que tem o ato da colação de grau em si, mas sem os abraços. Será uma emoção diferenciada, sem deixar de ser importante para os alunos, famílias e a Universidade”, destacou Samara.

O diretor do CESP/UEA, Doutor Marceliano de Oliveira, comenta que muitos dos formandos já foram aprovados para programas de mestrado, já estão empregados ou vão começar a trabalhar em breve. “São muitos profissionais com potenciais significativos para a sociedade que não devem ficar represados neste momento. Mesmo diante à crise, a UEA cumpre com o seu compromisso com o Amazonas, principalmente no interior, como aqui em Parintins, que é empregar esses profissionais para o mercado de trabalho”, enfatizou o professor.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA