Alunos da ESO/UEA publicam artigos em revistas Qualis Capes

Artigos abordam consumo de combustíveis e análise das exportações do Amazonas com o Brasil.

Os alunos do curso de Economia da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA), Arney Rayol de Araújo e Beatriz Matta da Cunha, publicaram artigos científicos em revistas com classificação B3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ambos os alunos foram orientados pela professora da ESO, Elane Conceição de Oliveira.

O artigo do aluno Arney Rayol foi publicado na Revista Estudo & Debate e trata sobre a análise do consumo de combustíveis do setor de transporte rodoviário no Brasil. Resultado do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UEA (PAIC/Fapeam), a pesquisa buscou estudar também as respectivas emissões de Dióxido de carbono (CO2) entre 2005 e 2016, tendo em vista que este é o segundo setor que mais emite CO2 no Brasil. A pesquisa identificou que as emissões de CO2, a partir de 2009, ultrapassaram o nível de crescimento da economia, o que indica perda de eficiência no consumo destes combustíveis no Brasil.

Exportações

Já o trabalho da aluna Beatriz Matta foi divulgado na Revista de Desenvolvimento Econômico e analisa as vantagens comparativas das exportações do Amazonas com o Brasil, no período de 2000 a 2018. Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela aluna, o artigo utiliza o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR), que serve para identificar e comparar a evolução da competitividade das exportações amazonenses com as exportações brasileiras, segundo as seções da Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM).

Os resultados apontaram grande dependência das exportações amazonenses sobre as exportações do Polo Industrial de Manaus (PIM), que caracterizam as seções mais competitivas do Amazonas, desvantagens comparativas nas seções externas ao PIM em comparação ao Brasil, sinais de acréscimos competitivos em algumas seções etc. O grupo de produtos vegetais aumentou sua participação na pauta de exportação e alavancou o número de produtos exportados com vantagens comparativas reveladas.

EditalEdital