Polo Arte na Escola e SEMED promovem segundo encontro online de Formação Continuada

Voltado para professores de arte da rede pública de ensino, o encontro acontecerá na plataforma Google Meet.

Intitulado ‘Reinventar-se: o ensino da Arte, paisagens sonoras e as tecnologias contemporâneas’, o segundo encontro online de Formação Continuada do Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Rede Colaborativa de Formação Continuada (DDPM/SEMED), ocorrerá na próxima terça-feira (14), de 14h às 16h, na plataforma Google Meet.

Com o objetivo de oferecer um suporte aos professores de arte, principalmente no período de pandemia quando as aulas passaram a ser remotas, o segundo encontro dará continuidade aos estudos sobre artes e tecnologia, trabalhando conteúdos de música com paisagem sonora, processo criativo e composição musical por meio da ferramenta Podcast (Anchor).

A coordenadora do Polo Arte, Amanda Pinto, lembra que em tempos de distanciamento social, os espaços mais frequentados da educação são os computadores, tablets e celulares, e que os meios dispõem de outros mecanismos que podem contribuir para a prática de fruir arte nas salas de aula online.

“Neste encontro, quisemos trabalhar outra linguagem, que é a música, e trabalhar com o universo das paisagens sonoras que são sons naturais do ambiente que podem gerar música. Propomos uma revisitação da plataforma Padlet vista no primeiro encontro, porém agora inserindo a ferramenta do podcast para produção de música. A gente espera que eles possam aproveitar esse material e as ideias com os alunos no ambiente virtual”, completou Amanda.

A realização é do Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Rede Colaborativa de Formação Continuada (DDPM/SEMED).

Como participar?

São ofertadas 240 vagas para professores de arte da rede básica de ensino. As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento do Formulário no link anexado fim da matéria. O encontro acontecerá na plataforma Google Meet e o link da sala será disponibilizado no e-mail.

O evento será mediado pela diretora do Instituto Arte na Escola, Roseli Alves, com participação das Professoras Eleni Souza (IAE/SP) e Hirlândia Milon (UEA). Os participantes serão certificados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UEA).

Para mais informações ou dúvidas podem ser solicitadas no e-mail: artenaescolauea@gmail.com.

Sobre o Polo Arte na Escola

O Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi implementado por meio da parceria firmada entre esta Universidade e o Instituto Arte na Escola (IAE), em 2005. Visa oportunizar professores a experimentar processos estéticos e atividades práticas de propostas temáticas sobre as diferentes linguagens artísticas, além da socialização e troca de experiências pedagógicas em arte. Os resultados obtidos da parceria colaboram com a formação de alunos e procura promover ações a partir da interação entre a instituição e demais secretarias de educação.

EditalEditalEdital