UEA, FUEA e HUB desenvolvem software para melhorar uso de energia elétrica na universidade

A ideia é aprimorar a questão econômica de racionamentos, tanto do uso de energia, quanto a diminuição dos custos referentes ao serviço.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) e o Laboratório HUB – Tecnologia e Inovação, está desenvolvendo o projeto “UEA sustentável – eficiência energética” com a proposta de melhorar, monitorar e controlar o uso de energia elétrica nas unidades da universidade da capital e do interior.

Na manhã desta terça-feira (7), representantes das instituições estiveram reunidos na sede da Reitoria da UEA para alinharem pontos estratégicos do projeto que serão desenvolvidos pelos próximos meses.

A ideia neste momento é aprimorar a questão econômica de racionamentos, tanto do uso de energia, quanto a diminuição dos custos referentes ao serviço. “Estamos desenvolvendo um software que será utilizado para acompanhamento da melhoria desses processos. O sistema emitirá um alerta na ultrapassagem da demanda contratada, do vencimento das faturas e o rastreamento desses documentos. Essa iniciativa está buscando mecanismos de automação para melhorar a gestão do uso de energia na universidade”, disse a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.

A pró-reitora explica ainda que o projeto está em fase piloto e que a intenção da equipe é de apresentá-lo para concessionárias e empresas que lidam com energia para que o mesmo receba incentivos para Pesquisa, Desenvolvimento em Inovação (P&DI). “Acreditamos que o software em si deve ficar pronto, no máximo, em quatro meses”, revelou Maria Olívia.

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA