Curso on-line une Literatura e Política em debate, em dezembro

A parceria entre a UEA e o Coletivo Entre Outros é desenvolvida pela professora do CEST, Gabriela Fernandes, por meio do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social (LEPTS).

Com o objetivo de gerar e estabelecer debates a respeito da Literatura como via política, ocorre entre os dias 04 e 11 de dezembro o curso on-line “Literatura é Política”. O evento é organizado pelo Coletivo Entre Outros, em parceria com o Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social (LEPTS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia.

Ainda que seja complexo aliar os conceitos “Literatura” e “Política”, a proposta é justamente questionar o papel da arte e como repercute socialmente, alcançando debates que contornem o contexto sócio-político. A intenção é promover diálogos que compreendam a arte como parte de todo o cenário político, cultural e social em que vivemos.

Gratuito e aberto a qualquer pessoa que se interesse por Literatura, no primeiro ciclo os temas Comunismo, Fascismo e Ditadura Militar serão debatidos nas quatro aulas, sendo três aulas assíncronas e uma roda de conversa, no último dia. Os professores convidados para esse primeiro ciclo do curso são: João Luis Pereira Ourique, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marcos Rogério Cordeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Jaime Ginzburg, da Universidade de São Paulo (USP). O debate será mediado pela professora Karina Lima Sales, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Sobre o coletivo

O Coletivo Entre Outros propõe conceber e realizar cursos, encontros, aulões, palestras, conversas, podcasts e outros tipos de eventos ou ações, dispondo-os em um catálogo. Interessa ao Coletivo qualquer atividade realizada de maneira presencial ou virtual que divulgue, tanto entre pesquisadores quanto para a população em geral, o que é produzido e pensado na esfera dos Estudos Literários no Brasil.

Conheça nosso podcast

O podcast tem como principal objetivo construir, de maneira acessível e colaborativa, pontes entre os estudos literários e o público não familiarizado com eles. Pensando que discursos produzidos a respeito da literatura são de difícil acesso para grande parte da população brasileira, os episódios quinzenais do Coletivo, agrupados em temporadas temáticas, visam propor um espaço aberto para discussões que contarão com pessoas ligadas às mais diversas áreas do conhecimento a fim de debater a literatura em sua pluralidade.

Para mais informações e inscrições, acesse os links abaixo.

EditalEdital