História da Odontologia UEA é eternizada em livro lançando pelo Dr. Benedito Taveira

A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (2), de forma virtual, pela plataforma Google Meet e pelas redes sociais oficiais da UEA.

“A intenção ao criar essa obra é fixar com lealdade, com conhecimento e, acima de tudo, com verdade, os fatos sobre a construção do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Essa história é muito importante e deve ser eternizada para que nunca seja destorcida”. Disse o professor Dr. Benedito Taveira, autor do livro ‘A odontologia da UEA – relatos dos primeiros momentos da criação e implantação do curso’ lançado virtualmente nesta quarta-feira (2), pela plataforma Google Meet e pelas redes sociais oficiais da UEA.

A solenidade contou com a presença do Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, do Vice-Reitor, Cleto Leal, do Diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), Diego Regalado, do Diretor da Policlínica UEA, Marco Fiori Junior, da Gerente do NAOPE, Brigitte Nichthauser, do Coordenador do curso de Odontologia da UEA, Evandro da Silva Bronzi e do professor Valber Barbosa Martins.

Para o Reitor da UEA, o lançamento dessa obra é um momento histórico e muito importante para a instituição, pois permite que toda a comunidade possa, de fato, conhecer a história e a tradição do curso de Odontologia. Cleinaldo destacou ainda a gratidão da instituição ao professor Taveira por ter registrado em livro cada passo da construção do curso e dos serviços odontológicos fundamentais para a sociedade.

“O curso de Odontologia da UEA tem esse sentimento de corpo, de unidade. A construção e a base sólida do curso relatada no livro tiveram como pilares o professor Taveira e a professora Tânia. Não foi pequeno o esforço desses professores para implantar todo esse cenário visto hoje no curso de Odontologia e na Policlínica. Pouquíssimas universidades do Brasil possuem uma estrutura semelhante a do curso da UEA. Isso é um exemplo para a nossa universidade. Sempre digo: Palavras comovem, mas os exemplos arrastam. Essa casa foi liderada pelo exemplo do professor Taveira”, disse.

O Vice-Reitor acrescentou dizendo sobre o papel fundamental dessa obra para as vindouras gerações. “É importante deixar eternizado que o curso de Odontologia, pensado pelo professor Taveira e pela professora Tânia, transformou a vida de milhares de pessoas. É válido também deixar sempre vivo o grande trabalho que é realizado pela Policlínica e pelo NAOPE – um atendimento social que ampara de várias formas a população. Esse livro é fruto de uma ideia que iniciou lá atrás e que até hoje nos incentiva a continuar, apesar das dificuldades do dia a dia e das lutas. A história da Odontologia foi contada verdadeiramente e perfeitamente pelo professor Taveira”, enfatizou Cleto.

Por fim, o professor Mestre e responsável pelo prefácio do livro, Valber Martins, disse que o professor deixa um grande legado para o Amazonas e, principalmente, para o curso de Odontologia da UEA. Valber salienta que a obra relata com riqueza o desenvolvimento provocado na universidade pela iniciativa do Dr. Benedito Taveira.

“Tenho uma admiração muito grande pela figura do professor Taveira que consolidou o curso de Odontologia. É fundamental reconhecermos esse legado e interessante dizer que agora sabemos de onde surgiu toda essa estrutura. Essa iniciativa de relatar os fatos é necessária em razão da nossa tradicional falta de memória. A nossa história parece não ter nenhuma importância e terminamos por esquecê-la, desprezando o trabalho daqueles que plantaram semente da arvore que hoje nos dá frutos. Esse livro é uma conquista muito grande, não só para o curso de Odontologia, mas para a UEA”, pontuou.

Sobre o livro

A obra faz referência aos relatos históricos sobre a construção, implantação e gestão do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e às etapas planejadas durante a construção da Policlínica, com o objetivo de integrar as disciplinas do curso em um único ambiente; a criação do Núcleo de Atendimento Odontológico de Pacientes Especiais (NAOPE), visando um melhor atendimento aos pacientes com necessidades especiais em local adequado.

O objetivo do livro é tornar as informações mais próximas do conhecimento público, além de dar conhecimento dos fatos envolvidos em decorrência da obtenção dos bons resultados, dos momentos difíceis enfrentado para adequar os meios necessários às atividades de ensino com vista à formação de Cirurgiões Dentistas generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e cientifico, como estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Odontologia.

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

Foto: Evandro Fernandes/ASCOM UEA