UEA inicia colação de grau dos alunos da primeira turma de Direito de Itacoatiara

Na oportunidade, o Reitor da UEA destacou a importância da formação com qualidade no interior do Amazonas.

Em solenidade especial realizada nesta segunda-feira (21), os alunos Izabel Luana da Silva e Guilherme Messias do Nascimento Soares, da primeira turma do curso de Direito do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA) receberem a outorga de grau. Os novos bacharéis em Direito assumirão cargos no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

A cerimônia realizada na sede da Reitoria da UEA, contou com a presença do Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, do Vice-Reitor, Cleto Leal, da Pró-Reitora de graduação, Kelly Christiane Silva de Souza, do Diretor da Escola de Direito da UEA, Alcian Pereira de Souza, da Coordenadora do curso de Direito da UEA no interior, Cláudia de Moraes Martins Pereira e do Procurador Jurídico da UEA, David da Silva Xavier.

Na oportunidade, o reitor da UEA destacou a importância da formação no interior do Estado. “Estamos dizendo que o cenário mudou e que a população do interior passa a ter a mesma oportunidade da população da capital. Esse cenário também revela o esforço coletivo da Gestão, da Direção e da Coordenação da UEA de fazer chegar ao interior um curso tão importante e com a mesma qualidade do curso que é ofertado na capital. Essa formação é a chance da vida de vocês que deixaram a ousadia, a coragem e a determinação falarem mais alto. Vocês são uma energia positiva gigantesca para todos nós da UEA e estão explicando para o mundo o que significa um curso de Direito em Itacoatiara, Tefé e Tabatinga, e para que servem os operadores de Direito formados na UEA. O céu é o limite para vocês. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse.

O Vice-Reitor pontuou a importância da continuidade do calendário acadêmico com novas tecnologias digitais para a concretização do sonho dos novos formandos. “O fato de termos continuado com as nossas atividades fez com que pudéssemos realizar ainda neste ano essa outorga de grau tão esperada pelos nossos alunos para que eles possam assumir os devidos cargos no MPE-AM. Isso mostra que a iniciativa da Gestão de continuar com o semestre fazendo educação, trouxe bons resultados”, enfatizou.

A coordenadora do curso de Direito em Itacoatiara, Tefé e Tabatinga, Cláudia de Moraes, disse que a formação desses primeiros alunos que irão representar o Direito no MPE-AM é motivo de muito orgulho para a UEA. “Eu acompanhei o crescimento de vocês por todo esse tempo e vi que hoje vocês não estão só se formando, mas verdadeiramente se transformando em operadores do Direito e merecidamente assumindo cargo no MPE-AM. Isso é motivo de muito orgulho para UEA. Tenho muito carinho por esse curso do interior, porque sei a diferença que ele faz na vida dos alunos e na vida daqueles que estão no interior e que precisam do acesso a Justiça”, comentou.

Já o Diretor da Escola de Direito da UEA, salientou que a colação de grau desses alunos revela que a UEA cumpre a missão de desenvolver e levar conhecimento ao interior do Estado. “É sempre motivo de satisfação testemunhar o fechamento de um ciclo e a abertura de novos. Vocês estão cruzando a porta de saída da Universidade para enfrentar os desafios profissionais. Vocês são os ilustres representantes do que é o papel da Universidade e o impacto que ela provoca na sociedade. A UEA consegue transformar a vida da população por meio conhecimento”.

Agradecimento

Em discurso, o bacharel Guilherme Soares disse que a UEA provou que é possível levar ensino de qualidade para a população que mais precisa, em especial, a do interior. Guilherme agradeceu o apoio da Universidade, dos professores, coordenadores nesse processo de conhecimento e formação.

“Todo o corpo docente fez o impossível para nos ofertar um curso de qualidade no interior do Amazonas, o que é muito difícil. A UEA nos proporcionou além do conhecimento, a amizade, o amor e a esperança de dias melhores. Nós somos prova de que é possível levar educação para o interior do Estado. Esse é um momento inesquecível para todos nós, alunos, professores e gestores. Levaremos e colocaremos à disposição o conhecimento adquirido na UEA para aqueles que precisam de dignidade e justiça”, disse.

“Esse é um momento tão feliz diante das dificuldades que nós tivemos. Todos foram muito importantes para nossa formação. Sei que muitas conquistas ainda virão, mas essa ficará guardada para sempre no coração. Só gratidão à UEA”, concluiu a bacharel Izabel da Silva.

Texto e foto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

EditalEditalEditalEditalEditalEditalEditalEditalEdital