Professor de Engenharia Naval da UEA publica artigo científico em periódico Internacional

O foco do artigo é representar a propagação de água embarcada em superfícies rígidas.

O professor do curso Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Jassiel V. Hernández publicou um artigo no periódico “Chaos, Solitons and Fractals”, do Reino-Unido, cujo fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR) é de 3.764. O artigo apresenta um estudo teórico de fronteira, relacionado à proposta de um modelo de difusão fractal.

No artigo foi utilizado o Cálculo Fractal para tentar descrever a física do problema e aplicar o modelo, que foi validado com resultados experimentais. “Esses métodos, baseados em Cálculo Fractal, ainda estão em fase de pesquisa em muitas áreas da ciência. É possível que no futuro, eles ajudem a descrever a física de diversos fenômenos que até agora são analisados com métodos de Cálculo tradicionais”, comentou o professor Jassiel.

Entre as principais linhas de pesquisa do docente, encontram-se: engenharia naval sustentável, interações violentas dos fluídos com estruturas navais e oceânicas, dinâmica de sistemas navais e energia renovável de rios e oceanos.

O artigo pode ser acessado através do seguinte link abaixo.