Novos odontólogos da UEA estão à disposição do SUS no combate à Covid-19

Os novos profissionais complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).

Vinte e nove alunos da 30ª turma do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) se uniram na manhã desta quinta-feira (28/01), ao time de novos médicos (a) e enfermeiros (a) graduados antecipadamente nesta semana para atuarem nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à Covid-19.

A solenidade virtual de colação de grau dos alunos de Odontologia é fundamentada pela Resolução 002/2021 CONSUNIV-UEA, que considerando a Lei Federal 14.040 e a Resolução 034/2020 do CEE-AM, autoriza os estudantes da área de saúde que alcançaram 80% da carga horária total dos seus cursos a terem abreviada a duração da graduação.

“A comunidade tem uma expectativa muito grande com a chegada de vocês numa estrutura importantíssima chamada SUS. Vocês estarão indo para fortalecer o sistema e ajudar na sobrevivência de muitos brasileiros. A UEA manteve sua missão em dia, com flexibilidade e suavidade, mas firme, seguindo o futuro que nos tem sido permitido pela vida. Conseguimos salvar o semestre para permitir que hoje vocês pudessem finalizar o curso e, assim, agregarem esforços nessa batalha a favor da vida”, destacou em discurso o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane Silva de Souza, enfatizou a importância do compromisso dos novos profissionais na missão de salvar vidas. “Gratidão pela vida de vocês e pelo compromisso com a vida do ser humano. Esse compromisso não nasceu agora, surgiu desde a escolha pelo curso. Que esse compromisso possa estar vivo a cada atendimento feito por cada um dentro dos hospitais. Os novos odontólogos formados pela UEA vão ajudar a salvar vidas, vão levar esperança e vão inspirar pessoas. Vocês serão o diferencial neste combate”.

Representando a turma, a formanda, Brunna Gabrielle Vasconcelos Alexandre, agradeceu a UEA pela formação e pela oportunidade de atuação no enfrentamento a Covid-19. “Estamos saindo da Universidade agradecendo aos nossos mestres por toda dedicação com a nossa formação. Encerramos esse ciclo eufóricos para desbravar o nosso caminho profissional e para atender a um chamamento da linha de frente para combater um vírus que nos assola. Estamos prontos para ajudar a curar a nossa população e mostrar a significância da nossa profissão. Que sejamos sempre conduzidos pelo juramento feito hoje. Viva a ciência, viva o SUS, vida a Odontologia”, concluiu.

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

Foto: Erisson Rodrigues