20 formandos da ESAT/UEA colam grau de forma virtual nesta sexta-feira

A outorga aconteceu às 10h30, por meio da plataforma Google Meet e transmissão pelo YouTube da UEA, e atendeu aos cursos de Música, Teatro e Turismo.

A Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA) realizou, na manhã desta sexta-feira (19/02), a outorga de grau de 20 alunos dos cursos de Teatro, Música e Turismo. A solenidade aconteceu de forma virtual, pela plataforma Google Meet, e contou com dedicatórias de professores de cada curso assim como o discurso de três alunos da ESAT. A outorga faz parte da série de colações virtuais programadas para acontecerem no mês de fevereiro.

Após agradecer pela presença de todos que estavam acompanhando o momento tão especial para os discentes, o orador do curso de Música, Abraão Marques de Araújo, disse que passou por todos os percalços de um curso marginalizado, apesar dos esforços de pessoas como o Reitor, professor Cleinaldo, para manter a dignidade que merecem. “Mas no curso, nem tudo são percalços. Passamos por momentos felizes e inesquecíveis que apenas a arte pode proporcionar. A gratidão que sentimos não poderia ser dita em apenas uma palavra, mas como faltam palavras para expressar, encerro o discurso com meu muito obrigado”, diz o aluno.

A oradora do curso de Teatro, Luiza de Paula Litaiff, ressalta a importância da arte na educação e como ela pode transformar as pessoas. “Em um momento tão delicado no qual estamos vivendo, Deus permitiu que chegássemos aqui, isso significa conquista. com muita gratidão concluo minha trajetória pela UEA. Levarei comigo cada etapa e os altos e baixos, foi com mutios sacrifício que chegamos aqui”, conta, emocionada, a formanda. A aluna Anny Alinny Raimunda de Souza, do curso de Bacharelado em Turismo, também teve a chance de proclamar a fala em nome da turma: “Quando lembramos que hoje será o fim de uma grande jornada, pensamos que deveríamos ter aproveitado mais os momentos juntos, no entanto, temos que seguir em frente, em busca do sucesso que somente nós podemos conquistar”.

Na ocasião, a professora do curso de Turismo, Susy Rodrigues Simonetti, pede aos formandos que continuem respeitando os ambientes e que valorizem a cultura local, ao mesmo tempo em que compreendem o que é novo. “Vivemos circunstâncias novas, portanto precisamos ter novas posições de igualdade, e não de submissão ou superioridade. Tenham muito sucesso, sejam feliz, e obrigada por poder compartilhar com vocês esse momento tão memorável”, agradeceu Suzy.

O coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro, professor Jhon Weiner de Castro, fala aos novos bacharéis que os desafios são grandes, especialmente no cenário mundial atual. “Lembrem-se de todas as experiencias pelas quais passaram aos longos desses anos, valorizem suas histórias, recordem-se das pessoas que acompanharam vocês nessa jornada, e que conhecimento se estabelece a partir da troca com o outro. Em dias obscuros, o conhecimentos e arte precisam se unir”, assentiu o professor, antes de parabenizar os ex-alunos e, agora, colegas.

Ao representar o reitor da UEA, a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Kelly Christiane Silva de Souza, fez questão de demonstrar o quanto se sente honrada por entregar novos profissionais à sociedade amazonense. “Vocês representam para nós, sensibilidade e criatividade a todo momento. Esperamos que cheguem ao mercado de trabalho levando o nome desta Universidade, e que tenham sempre uma prática ética. Apesar de todas as dificuldades, vocês são vencedores, por isso, agradeçam pelo dia de hoje. As coisas acontecem como têm que acontecer. Onde quer que chegarem profissionalmente, cheguem honrando a UEA, e creiam que dias melhores virão”, concluiu a pró-reitora.