Professor da UEA publica artigo científico em periódico internacional

O artigo completo pode ser visualizado no link anexo.

O professor Dr. do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jassiel Hernández Fontes, teve seu artigo científico publicado na revista Mechanics Based Design of Structures and Machines, com atual fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR) de 2.286. O trabalho apresenta novos avanços relacionados ao problema de embarque de água em estruturas marinhas, que acontece quando enfrentam condições de mar complexas.

A principal contribuição da pesquisa foi à proposta de um modelo analítico para prever a evolução desses eventos consecutivos, o que pode ser útil para estimações práticas de engenharia. A pesquisa analítica, continuidade e publicação do artigo foram realizadas na UEA, e a linha de pesquisa será estendida através de mais estudos envolvendo alunos e professores da Escola Superior de Tecnologia (EST-UEA).

“Em condições adversas de mar, como tormentas e furacões, as ondas tendem a embarcar no convés de navios e outros sistemas flutuantes, o que pode ocasionar em sobrecarregamento, danos estruturais, instabilidade e perdas humanas. Por esses motivos, é muito importante conhecer a física dos eventos de embarque de água que podem ocorrer”, explicou o professor.

O pesquisador conta ainda que essa é a primeira vez que eventos consecutivos de embarque de água são capturados em alta velocidade para ondas incidentes muito esbeltas. “A descoberta desse evento é inédita e pode acrescentar ao entendimento da interação de ondas com o convés de estruturas navais e marinas”, salientou Fontes.

O artigo completo pode ser visualizado no link abaixo.

EditalEdital