Professores da UEA defendem teses de Doutorado na UNICAMP e UFMG

Ambas as pesquisas foram voltadas à Música e defendidas virtualmente.

Os professores do curso de Música da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Gustavo Medina e Adroaldo Cauduro, defenderam as teses dos Doutorados no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IAR/UNICAMP), respectivamente.

A linha de pesquisa do professor Medina foi Performance Musical e a pesquisa teve como foco o manuscrito MM 4824 (1720), localizado na Biblioteca Nacional de Portugal. O material continha muitos enigmas, agora desvendados pela pesquisa. Além da autoria ser duvidosa por haver apenas uma referência em outro documento histórico que menciona o autor Pedro Lopes Nogueira como violinista. Dados biográficos, musicais ou acadêmicos sobre Pedro não existiam, o que dificultava a determinação da origem do manuscrito.

De acordo com Medina, essa informação seria necessária devido ao conteúdo da obra, que contém uma coleção de obras musicais e pedagógicas de alta complexidade técnica do violino. Estas comprovações confirmam que o manuscrito propõe a revisão da história conhecida da prática e o ensino do violino. Graças à pesquisa do professor, hoje existem dados suficientes para a primeira publicação biográfica de Pedro Nogueira.

Ao falar sobre como foi o percurso até a conclusão do Doutorado, Medina aponta que a qualificação sempre exige sacrifício e dedicação, ainda mais quando ocorre de forma simultânea com responsabilidades docentes. “Compartilhar estas responsabilidades e manter um alto rendimento, demanda muito de qualquer pessoa. O aprendizado não se limita apenas às técnicas de pesquisa ou os estudos teóricos da grade curricular do curso, mas alcança uma transformação de mentalidade alimentada pela expansão da consciência. A UFMG e todos os novos colegas e professores são agora parte do meu horizonte histórico permitindo a construção de novos caminhos e intercâmbios”, assumiu Medina.

Já a linha de pesquisa do Doutorado do professor Adroaldo Cauduro foi voltada para a área de “Concentração – Música: Teoria, Criação e Prática”, e a pesquisa abordou sobre “Missa da Coroação de Mozart (Kv 317): Referenciais Interpretativos à Construção de sua Performance”. O trabalho buscou estabelecer diretrizes, referenciais interpretativos que possam ajudar, em especial, regentes, na construção de processos performáticos da Missa em Dó Maior KV 317.

Segundo Cauduro, foi realizado um estudo para contemplar aspectos históricos e um estudo comparativo das missas completas de Mozart, que apresenta um estudo musical em profundidade do ponto de vista do maestro à obra. “Meu doutorado levou três anos para ser concluído. Tive a oportunidade de cursar disciplinas que se configuraram em importantes fontes de informação e conhecimentos, que me ajudaram no desenvolvimento de minha tese e possibilitaram que eu realizasse uma intensa reflexão e aprimoramento em relação às minhas atividades como docente e regente de coro e orquestra do curso de Música da UEA”, observou o professor Adroaldo, que também é maestro do Madrigal Amazonas da UEA.