Parfor/UEA forma mais de 70 licenciados em Letras durante colação de grau virtual

Outorga aconteceu nesta terça-feira (16), às 9h, por meio da plataforma Google Meet e foi transmitida pelo canal da UEA no YouTube.

Ao prosseguir com a programação de outorga de grau do primeiro semestre de 2021, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou virtualmente a colação de grau de 72 alunos da turma do Curso de Licenciatura em Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UEA), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (16), às 9h, e foi transmitida ao vivo no canal da UEA no YouTube.

A oradora da turma, Luciane da Silva, agradece a Deus por, apesar do cenário alarmante devido o vírus, finalizarem essa jornada acadêmica. “Agradeço pelo dom da vida, pois o que estamos vivenciando agora, é um sonho, e que bom que podemos vê-lo acontecer. Contudo, mesmo diante do momento de pandemia, represento toda a turma e destaco minha gratidão. Pessoas transformam o mundo, e foi com esse pensamento que nós lutamos por essa conquista ímpar em nossas vidas”, celebrou a formanda, que ao discursar, ressalta a importância do estudo da diversidade cultural e linguística.

O paraninfo da turma, professor Marcos Krüger, alega sentir-se lisonjeado por ter sido escolhido como paraninfo da turma. “Hoje é um dia de alegria para todos da UEA porque vocês atingiram um objetivo, e agora concluem por um ritual de passagem, marcado por várias etapas: a seleção inicial, as provas, os trabalhos, as dificuldades encontradas para frequentar as aulas. mas a vitória veio. Eu sou um entusiasta da interiorização do Ensino Superior, sou de uma época em que apenas algumas instituições assumiam este papel, e os cursos eram de licenciatura curta. A educação sempre prontifica, senão com todas as tementes, com algumas delas. É a educação leva a pensar o mundo, fazer ciência, entender o papel da comunidade dos humanos em relação à natureza e os animais”, salienta Marcos. O professor enfatiza ainda que prevê, para os formandos, um desempenho digno nas profissões que escolherão.

Para concluir a cerimônia, a Pr-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane Silva, comenta sobre a oferta de ensino no interior e como a UEA exerce essa função. “Se alguns levam horas de carro para chegar num lugar, nós levamos dias de barco, mas fazemos acontecer, e com grande qualidade sem perder a sensibilidade e o compromisso de ser educador. Outorgar o grau à vocês me deixou imensamente emocionada. Ao perceber que nos conseguimos, mais uma vez, enquanto instituição e seres humanos, nos reinventar. E nesse processo, a colação de grau virtual não tirou o brilho dos alunos. Somente vocês sabem como foi a trajetória, abrir mão deste período, dormir muitas vezes mal, o cansaço da viagem, entre outras coisas. Nós acreditamos, pelo juramento dos formandos, que vocês foram transformados através da educação, e esperamos que cada um possa transformar outras pessoas e impactar a realidade com o ensino”, disse a Pró-reitora aos formandos.