Egresso do Parfor/UEA é aprovado em Concurso Público do Ifam

Roberto Castro estudou na primeira turma do CEST e conseguiu a realização de um sonho.

O egresso do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (Parfor/UEA), Roberto Castro da Silva, foi aprovado no Concurso Público para provimento de Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Castro foi admitido na área de Letras em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e destaca a importância do Parfor e da UEA na mais nova conquista.

Natural da cidade de Juruá, cresceu e estudou no município de Tefé. Fez parte da primeira turma do curso de Letras em Língua Portuguesa do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), mas relembra que o sonho sempre foi a graduação no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa.

Após a conclusão da graduação, Roberto passou a morar em Juruá até então, um dos professores da UEA entrar em contato para avisar sobre a seleção do Parfor que aconteceria no CEST. Castro teve a inscrição deferida e passou para o programa. No período das aulas, se deslocava de onde morava para Tefé. O ingresso no Parfor possibilitou o que ele classifica de grandes oportunidades, além da tão sonhada habilitação em Língua Inglesa.

“O Parfor foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e é uma ferramenta muito importante principalmente para nós que moramos no interior e por vezes ficamos distantes dos grandes centros que dispõem de mais oportunidades. O programa me permitiu conhecer grandes professores que foram meus incentivadores e também me proporcionou participar de um Workshop em Brasília, pela Capes, que foi oferecido para fazermos um curso na embaixada dos Estados Unidos e eu só tive essas oportunidades graças ao Parfor e a UEA. Daqui para frente, eu pretendo colocar meu aprendizado em prática e crescer dentro do Ifam, continuar estudando sempre e quem sabe um dia ingressar na UEA também”, disse Castro.

Sobre o Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). No Amazonas, o programa é oferecido para os professores da rede pública estadual de ensino que contam com a estrutura física e de pessoal da UEA para concluir a formação em nível superior.