Professoras do CESTB/UEA têm projeto aprovado pela Fapeam

Projeto visa desenvolver uma concepção teórico-metodológica de ensino se embasando nas narrativas ticunas.

As professoras do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA), Ana Lúcia Garcia Torres e Iatiçara Oliveira da Silva, tiveram projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As docentes integram o Laboratório Multidisciplinar de Ensino-Aprendizagem (Leme), coletivo de professores do CESTB que atuam em prol de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

O projeto nasceu com a identificação de dois problemas: a alienação da escola a seus ambientes natural e cultural e as dificuldades manifestadas pelos professores de ciências do município de Tabatinga-AM em relação à sistematização dos conteúdos de ciências no Ensino Fundamental.

Segundo as docentes, o objetivo do projeto é desenvolver uma concepção teórico-metodológica de ensino tendo como base as narrativas ticunas, construindo um veículo didático que aumente o interesse dos alunos pela Ciência através da investigação da cultura local, além de oferecer uma proposta curricular de ciências em torno dos princípios científicos que estão por trás das práticas e tecnologias locais.

“Partimos da hipótese de que uma didática que relacione o conhecimento etnobiológico ao conhecimento científico curricular constitui uma maneira de reduzir a distância entre a realidade que cerca nossos alunos e o que é ensinado em sala de aula, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem por conta do envolvimento do aluno no processo e trazendo a diversidade cultural para dentro do currículo escolar”, destacou a professora Ana Lúcia.