Artigo científico de professor da UEA é publicado na IPM e premiado em Simpósio

Trabalho foi publicado em periódico internacional e pode ser lido nos links abaixo.

O professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Tiago Eugenio de Melo, publicou um artigo, fruto da tese de doutorado, na revista Information Processing & Management (IPM), uma das revistas mais importantes na área de Ciência da Informação e que está classificada como A1 na classificação CAPES Qualis.

Intitulado “OpinionLink: Leveraging user opinions for product catalog enrichment”, o artigo introduz a um problema de enriquecimento de bancos de dados, chamados catálogos de produtos, com opiniões de usuários postadas na Web. O trabalho ainda apresenta a abordagem chamada de OpinionLink que utiliza técnicas de “machine learning” (aprendizagem de máquina) para extrair as opiniões da Web e enriquecer automaticamente bancos de dados de produtos.

A tese foi contemplado com aceite de Artigo Distinto e será apresentado no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) neste ano de 2020. O Simpósio é o principal evento de banco de dados do país e a apresentação do artigo é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na UEA.

A pesquisa contou com a colaboração de professores da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade de Lisboa e está sendo continuada na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), incluindo a colaboração de alunos de iniciação científica que participam do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) e também de pesquisadores de outras universidades.

Sobre o professor

O docente ministra as disciplinas de Banco de Dados e Programação no Núcleo de Computação da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), além de realizar pesquisas relacionadas com mineração de opinião e processamento de linguagem natural. Formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Obteve o mestrado em Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o doutorado na Ufam.

Para visualizar o artigo, acesse o link disponibilizado abaixo

EditalEditalEdital