PPGLA/UEA promove palestra virtual sobre “Português como Língua de Herança”

O evento é ofertado em parceira com a Universidade de Chieti-Pescara, Itália (Ud'A).

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) promove o II Ciclo de Palestras no âmbito de um convênio internacional com a Universidade de Chieti-Pescara, Itália (Ud’A). A palestra será mediada pelo professor do PPGLA/UEA Carlos Renato de Jesus, e ministrada pela Professora Katia de Abreu Chulata (Ud’A). O debate abordará o tema “Português como Língua de Herança” e ocorrerá no dia 15 de abril, às 13h, por meio da plataforma Teams.

Sobre a palestra

Os estudos sobre Língua de Herança (HL – heritage language) não são novos. As migrações no mundo sempre foram estudadas segundo diferentes disciplinas e variadas abordagens. Do ponto de vista linguístico e pedagógico, porém nem sempre as populações migrantes viram as línguas e culturas no centro de discussões acadêmicas. O Português como Língua de Herança (PLH) vem sendo estudado por pesquisadores e componentes de associações ligadas à língua portuguesa em suas específicas expressões culturais, em todo o mundo. Nos últimos dez anos ganhou força a discussão e a colocação específica dessa nova disciplina, principalmente nos EUA e na Europa.

A partir disso, a palestra aborda o conceito de LH, a história e as especificidades do PLH para questionar paradigmas e propor um posicionamento específico para esse âmbito de estudo e as variadas práticas.

De acordo com o professor Carlos, o evento oferece à comunidade acadêmica e aos professores em geral, especialmente da área de Letras e de Educação, uma oportunidade para conhecer e discutir a recepção da língua portuguesa em países não lusófonos, como a Itália, onde a professora Katia Chulata trabalha. “Com isso, esperamos estreitar os laços de parceria entre as instituições, fortalecer a internacionalização do PPGLA e da UEA como um todo, e gerar conhecimento e produção científica através da troca de experiências na área de língua materna”, disse o professor Carlos.

Para acessar, os interessados podem utilizar o link abaixo.

EditalEdital