Alunos de pós-graduação da UEA publicam artigos em revista e capítulo de livro

As pesquisas de Daniel Fizzola, Charlon Widson e Andrews Raphael foram desenvolvidas na indústria.

O aluno do curso de especialização em Processos e Tecnologias de Fabricação Mecânica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Daniel Fizzola teve o trabalho de conclusão de curso com título ‘Efeito de recozimento na microestrutura e propriedades mecânicas da liga de alumínio AA 5182’ aceito para ser publicado na revista Materials Research. A revista apresenta um Fator de Impacto (JCR 2019) de 1,468 e um estrato QUALIS (2020) CAPES de A2.

A pesquisa tratou da melhoria e compreensão do comportamento microestrutural e mecânico durante o processamento de uma liga de alumínio empregada em embalagens de bebida e foi desenvolvida em parceria com uma indústria de embalagens de alumínio localizada no distrito industrial de Manaus e laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da UEA LabP&D/UEA.

Artigos publicados

Mais dois trabalhos dos alunos da mesma pós graduação, Charlon Widson e Andrews Raphael, foram publicados como capítulo do livro ‘Engenharia de materiais e metalúrgica: tudo à sua volta’ 2ª Edição, da Editora Atena que tem estrato Qualis CAPES é L1. Os capítulos foram “Capítulo 3 – Influência do tratamento térmico de normalização na microestrutura e propriedades mecânicas do aço SAE 1035 utilizado em motocicletas” e “Capítulo 2 – Influência da variação dos parâmetros de soldagem nas propriedades mecânicas e microestrutura do aço SAE 1035 pelo processo GMAW”. Todos as pesquisas foram desenvolvidas na indústria.

O orientador dos alunos, professor Dr. José Costa de Macêdo, ressalta que é muito importante a formação de alunos em nível de especialização desenvolvendo trabalhos na indústria. “É uma forma de estreitar a relação da indústria e universidade, além de elevar o nome da universidade ao se publicar artigos de alto impacto, livros, e também, patentes”, informou. Além dos três alunos o professor orientou mais 5 (cinco) outros alunos que também desenvolveram trabalhos importantes e que serão publicados posteriormente.

O coordenador do curso, Professor Dr. Gilberto Garcia, informou que foi muito importante para a UEA em colaborar na formação de alunos que trabalham nas industrias do PIM, pois é uma maneira de ajudar no processo de formação de pessoas e ao mesmo tempo com a melhoria de processos e produtos desenvolvidos nas indústrias do PIM. “Parabenizo o professor o professor José Costa por sua dedicação em orientar os trabalhos de conclusão de curso dos alunos da pós graduação e publicá-los como artigos em revista de alto impacto”, finalizou.

Texto: Pós-Graduação

EditalEdital