CEST/UEA forma turma de 22 alunos de Licenciatura em Pedagogia

A cerimônia aconteceu através da plataforma Google Meet, e foi transmitida no canal da UEA no YouTube.

Na manhã desta quinta-feira (15), o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA) realizou mais uma colação de grau do curso de Licenciatura em Pedagogia. A outorga ocorreu às 10h, através da plataforma Google Meet e foi transmitida no canal da UEA no YouTube. Na cerimônia, a Universidade formou 22 novos pedagogos licenciados para atuarem na estruturação do ensino.

A oradora da turma, Alcilene da Silva, relembrou o início do ingresso dos alunos no curso. “Era muita informação, mas a nossa formação estava em processo de construção. Quando achávamos que estávamos na reta final, veio a pandemia do coronavírus, e tivemos que nos reinventar. Vamos entrar para a história como as primeiras turmas que finalizaram o curso presencial, de forma remota. Porém, essas dificuldades não foram suficientes para nos paralisar”, declarou Alcilene.

A relação entre professor e aluno deve ser de respeito, parceria e compromisso, e assim era estabelecido o convívio entre os alunos de pedagogia e o paraninfo da turma, Whasgthon Aguiar, que afirma estar feliz com a vitória dos formandos e terem o escolhido para discursar. “Nossa relação foi se fortificando, principalmente a partir de relações horizontais de contato, sem hierarquias. Nunca nos foi falado que seria fácil, mas que valeria a pena. E como valeu, para mim e vocês, o cansaço para chegarmos até aqui. A experiência é refletida por quem vive, e com ela, transforma as vidas, e sei que muitos aqui foram transformados após a caminhada deste curso”, disse o professor Whasgthon, e destaca que a UEA cumpriu com o dever de formar profissionais críticos e reflexivos para a sociedade brasileira.

É importante, segundo o vice-reitor da UEA, professor Cleto Leal, que os professores pedagogos mantenham o brilho constante nos olhos ao lecionar, porque, ao perder esse brilho, perde-se o ânimo pela profissão. Vivemos um momento de negação, e vocês, enquanto fazedores da ciência e formadores de opinião, têm a obrigação de contribuir com a formação cidadã os alunos. O compromisso de vocês não é apenas com si próprios, mas com toda a geração que está se constituindo. Estou muito feliz e realizado, como professor e gestor, da qualidade das aulas que os alunos receberam. Apesar de todas as dificuldades, continuamos buscar ofertar a melhor qualidade de ensino e a transformação de vidas”, concluiu o professor Cleto.