‘Feminismos em diálogo’ é tema de ciclo de palestras do Programa de Pós-graduação em Letra

‘Feminismos em Diálogo’ é um ciclo de palestras temáticas sobre estudos de gênero e feminismos organizado por mestrandas do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O ciclo contará, ao todo, com oito palestras durante todo o mês de maio, em todas as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h (horário de Manaus/Am), via Google Meet.

O evento tem como objetivo divulgar as pesquisa, os temas sobre os quais as mestrandas desenvolvem dentro do Programa, além de trazer convidadas de outras instituições para enriquecer os diálogos sobre os estudos de gênero.

Como participar?

As inscrições são gratuitas a toda a comunidade e podem ser realizadas através do site: https://www.even3.com.br/feminismosemdialogo. Os links do Google Meet são enviados aos inscritos por email e quem tiver participação de, no mínimo, 75% de presença terá direito ao certificado de 20 horas.

Programação

No dia 04/05, a palestra ‘Crítica literária feminista: entre o estético e o político’, será conduzida por Luana Aguiar (PPGLA-UEA); já no 06/05, ‘As veias abertas da impunidade: a construção dos discursos sobre a violência de gênero na mídia’, Maria Alice Silva (PPGLA-UEA).

Anne Caroline Nascimento (USP) conduzirá no dia 11/05, a palestra ‘Do sagrado ao erótico: a figura feminina mariana na lírica de Dante e Maria Teresa Horta’. E no dia 13/05, será a vez do ‘O protagonismo das mulheres negras no Amazonas: entre escrevivências e outras narrativas’, por Rafaela Fonseca da Silva (Associação das Crioulas do Quilombo Urbano de São Benedito) e Karollen Lima da Silva (UFRRJ).

No dia 18/05, Carla Medeiros (PPGLA-UEA) aborda o ‘ O erotismo na poesia brasileira de autoria feminina’; dia 20/05, a palestra ‘O que devemos ao feminismo: perspectivas do discurso antifeminista’, será conduzido por Anndra Balieiro (PPGLA-UEA).

No último dia do evento, 25/05, os temas serão ‘Mulher no Cinema: A Revolução do Olhar’ e ‘A mulher ideal do século XXI e a perpetuação de padrões opressores no ser mulher’, conduzidos por Larissa Melo (Escola de Cinema Darcy Ribeiro) e Samara Nina (PPGLA-UEA), respectivamente.

Texto: PPGLA/UEA