Alunos de Iniciação Científica e Professor da Engenharia Naval da UEA publicam artigo

O artigo detalha diversas formas de interação de ondas com estruturas marinhas fixa. E foi publicado na revista WATER.

Os alunos de Iniciação Científica Eliana Brandão da Silva, Matheus Rocha de Sousa, José Gonzaga, Raíssa Fernandes Kamezaki, e o professor Jassiel Fontes, do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), publicaram o artigo científico intitulado “On the Evolution of Different Types of Green Water Events”. O artigo foi publicado na revista WATER, que tem um fator de impacto do Journal Citation

Reports (JCR) de 2.544.

A pesquisa detalha diversas formas de interação de ondas com estruturas marinhas fixas. Quando as ondas interagem com o convés dessas estruturas, podem acontecer diversos padrões de escoamento. Dependendo das características desses padrões, diferentes tipos de carregamento hidrodinâmico pode acontecer. Na pesquisa, foram analisados os efeitos das ondas na evolução das massas de água embarcadas numa estrutura fixa. Também, foram propostas novas recomendações para o estudo da propagação de ondas embarcando em estruturas navais e oceânicas.

“Este tipo de estudos de detalhe é necessário para conhecer os diversos tipos de carregamentos que as ondas podem exercer em estruturas navais e oceânicas. Existem interações que apresentam grandes carregamentos impulsivos, porém eles acontecem em curtos intervalos de tempo. Por outro lado, existem interações que apresentam carregamentos contínuos no decorrer de mais tempo. Ambos os carregamentos têm consequências diferentes nas estruturas. O entendimento desses processos hidrodinâmicos pode ajudar a desenvolver estruturas navais mais seguras, minimizando a ocorrência de eventos de embarque de água. Estou muito feliz pela publicação deste trabalho, pois mesmo com as limitações causadas pela pandemia, os alunos estão realizando bem as suas pesquisas. Por primeira vez foi possível incluir a contribuição de alunos de Iniciação Científica do nosso curso numa publicação com JCR. Espero que este tipo de resultados seja mais frequente”, salientou o professor.

Eliana, José e Raíssa são alunos de Engenharia Naval e se encontram desenvolvendo projetos de iniciação científica PAIC/FAPEAM relacionados com interação fluido-estrutura. Matheus desenvolve um projeto de iniciação científica na modalidade Voluntário relacionado com medição por imagens. Jassiel é professor do curso de Engenharia Naval da EST/UEA.

Entre as principais linhas de pesquisa do artigo, encontram-se: hidrodinâmica, engenharia naval sustentável, interação fluido-estrutura, e energia renovável de rios e oceanos.

O artigo é de livre acesso e pode ser descarregado a través do seguinte link:

EditalEdital