Historiadora formada pelo CESP/UEA lança livro ‘O Festival da Canção de Parintins’

Obra editada pela Editora Valer será lançada no dia 08/05. Historiadora Hiana Magalhães é formada pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA).

O livro ‘O Festival da Canção de Parintins – por meio das narrativas dos compositores’, da historiadora formada pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA) e mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hiana Magalhães, será lançado neste sábado (08/05), às 10h (Horário de Manaus), no Facebook da Editora Valer. A obra surgiu de uma dissertação e contribui para o avivamento de um acontecimento esquecido da histórica Ilha de Tupinambarana: O Festival da Canção de Parintins. O projeto é contemplado pela Lei Aldir Blanc, edital Encontro das Artes de 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

A obra tem como proposta enaltecer a importância dos festivais de música de Parintins e do interior do Amazonas através das narrativas dos compositores e como eles avaliam a importância do festival para a comunidade parintinense. O livro destaca ainda as principais reivindicações dos narradores e quais os significados atribuídos à participação na produção cultural regional país. Além disso, dá palco à cena musical da Musica Popular Brasileira (MPB) dos anos 1970 e 1980 como uma forte influência na construção artística dos compositores entrevistados.

A live de lançamento do livro contará com a participação do Doutor em História Social, professor Glauber Biazo, da historiadora doutoranda em Sociedade e Cultura Jéssica Dayse Gomes e do poeta e cronista Dori Carvalho. Para acompanhar a transmissão, acesse a página da Editora Valer no Facebook pelo link abaixo.