Semana de Enfermagem da UEA debate “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”

Reitor Cleinaldo de Almeida Costa participou da abertura e enalteceu a figura dos profissionais de Enfermagem.

“O cenário de crise na saúde evidenciou fragilidades no sistema de saúde brasileiro, impactando no exercício dos profissionais de enfermagem e expondo a deterioração das condições de trabalho, com maior desgaste físico, emocional e psicológico no enfrentamento à pandemia, principalmente”. A avaliação é da professora Aldalice Aguiar durante a abertura da 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), transmitida pelo Canal do YouTube da UEA. (confira no link abaixo). O evento segue até o dia 20 de maio por meio de plataformas digitais como Microsoft Teams, StreamYard, Zoom e YouTube.

O reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, enfatizou que, neste ano atípico, os profissionais de saúde são indispensáveis principalmente porque fomos obrigados a conviver com a pandemia. “A UEA completa 20 anos em 2021 e há 18 anos, a Enfermagem da nossa universidade promove este encontro, sempre produtivo. Registro ainda que a UEA, possui o maior número de doutores formados no Amazonas. É a confirmação de um compromisso com a população do nosso Estado, o que nos enche de orgulho”, salientou.

Também participaram da abertura on-line do evento, o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA), Diego Regalado; a coordenadora geral da 18ª Semana de Enfermagem da UEA, professora Aldalice Aguiar, o coordenador do curso de Enfermagem da ESA/UEA, professor Manoel Luiz Neto; o acadêmico do Centro Acadêmico de Enfermagem Hugo Nepomuceno (Cajan/UEA) e demais docentes.

Sobre a 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica

A 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica da UEA ocorre anualmente em consonância com a Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (SBEn/Aben), que vai até o dia 20 de maio. O tema central da 82ª edição da SBen é “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, com eixos em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem, e em prol da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), saúde e vida na diversidade. A programação inclui minicursos lotados e uma grande procura por inscrições.