TCE-AM, UEA e UFAM desenvolvem diagnóstico ambiental sobre mortandade de peixes

Relatório partiu de denúncia feita por moradores da região do Lago do Rei, no Careiro da Várzea.

Fruto de convênio entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o relatório ‘Diagnóstico Ambiental – Estudos Realizados para Subsidiar Auditorias Ambientais’ aborda a mortandade de peixes no Lago do Rei, no município de Careiro da Várzea (AM). O estudo foi organizado por Júlio Assis Pinheiro, conselheiro do TCE-AM, Anete Jeane Ferreira, diretora do Departamento de Auditoria Ambiental do TCE, além de Therezinha Pinto Fraxe e Antônio de Lima Mesquita, docentes da UFAM e UEA, respectivamente.

O relatório surgiu a partir de uma denúncia, enviada ao “Sou Eco” – um aplicativo tecnológico que visa oferecer à população um canal fácil e rápido para fazer denúncias de infrações é crime ambientais. De acordo com a denúncia, a região do Lago do Rei registrou em 2020 uma alta taxa de mortandade de peixes, após o início do período de seca.

As equipes da UEA e da UFAM estiveram em campo para realizar um diagnóstico da mortandade e, a partir desse estudo, foi produzido um Diagnóstico com resultados e propostas para mitigação do problema. A análise concluiu que, em questões de sociobiodiversidade, uma das medidas para prevenção seria o auxílio na manutenção de emprego e renda para moradores da comunidade. De acordo com o estudo, uma alternativa para diminuir o impacto da mortandade seria a instalação de um flutuante com frigoríficos onde podem ser armazenados os peixes, que serão comercializados posteriormente.

De acordo com o professor Antônio de Lima Mesquita, a equipe da UEA está lançando o projeto para a implantação da ideia, que será submetida a Agência de Inovação Tecnológica AGIN -. “Iremos, em breve, medir a profundidade, por meio do ecobatímetro em um local específico do lago, onde ficará localizado o flutuante com os frigoríficos. A energia para o sistema de refrigeração de pescado e para comunidades isoladas, indígenas ou não, será produzida por 2 turbinas horizontais hidrocinéticas instalada em um catamarã de 22,60m de comprimento e 13,00m de largura, desenvolvido por Rubelmar de Azevedo Filho. Esse estudo de caso foi muito interessante do ponto de vista técnico científico, pois partiu de uma denúncia da comunidade do lago e gerou um diagnóstico que logo se tornará em um livro, em parceria TCE/ UEA/ UFAM , sob a coordenação do Conselheiro Dr. Júlio Pinheiro, e será publicado pela Editora da UFAM”, disse.