Programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentaram nesta quinta-feira (24/6), durante evento online ‘Marco Zero’ da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as propostas aprovadas no Edital 13/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Amazônia Legal (PDPG – AMAZÔNIA LEGAL). O ‘Plano Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação Nota 3 da UEA’ foi contemplado com a aceitação de dois projetos no Edital, que busca fortalecer PPGs implementados na região amazônica.
A primeira proposta trata da ‘Investigação Biotecnológica da Microbiota Amazônica Como Estratégia Para a Consolidação do Programa de Pós-Graduação Em Biotecnologia E Recursos Naturais Da Amazônia (PPGMBT)’, cujo objetivo é promover a integração entre a academia e a sociedade, direcionando os estudos e pesquisas para as demandas sociais e econômicas do Estado, com enfoque na formação e fixação de recursos humanos na área da Biotecnologia.
Entre as áreas estudadas pelo PPGMBT, está o desenvolvimento de pesquisas acerca de investigação do potencial de metabólitos de microorganismos amazônicos. Um dos projetos principais do programa é o estudo do potencial químico dos fungos endofíticos da Amazônia, com o objetivo de identificar a composição química de extratos desses microorganismos e a aplicabilidade como futuros insumos para a indústria farmacêutica.
A outra proposta aprovada foi o “Consórcio Humanitas UEA para Pesquisa Aplicada com Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas”, desenvolvido por três Programas de Pós-Graduação: PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), PPG em Direito Ambiental (PPGDA) e PPG em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP). A área de atuação do consórcio abrange os territórios do Estado, incluindo o Alto e Médio Solimões, Alto e Baixo Rio Negro e Região Metropolitana de Manaus.
Os programas que integram o consórcio se vinculam à área de humanidades que se dedica, prioritariamente, às questões amazônicas, com foco no desenvolvimento de pesquisas aplicadas envolvendo povos e comunidades tradicionais.
A coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da PROPESP, Patrícia Melchionna Albuquerque, ressalta que os PPGs da UEA têm trabalhado em projetos inovadores em diversas áreas do conhecimento, visando atender a demanda da região com o objetivo de formar mestres e doutores de alto nível e que a aprovação dos mesmos no Edital é de extrema importância para o fortalecimento das atividades.
“A iniciativa do CAPES em apoiar os Programas de Pós-Graduação, em especial os da região Norte é de fundamental importância para a consolidação e manutenção dos PPGs, garantindo assim a continuidade na formação de mão de obra qualificada na região. Além disso, por meio do edital, foi possível agrupar PPGs que atuam em linhas de pesquisa convergentes, fomentando a interação entre os pesquisadores dos diferentes programas, agregando conhecimento multidisciplinar aos projetos de dissertação de mestrado que serão desenvolvidos”, comentou Patrícia.
Texto: Daniel Brito/ASCOM UEA